Pablo Iturralde, Parlamentar uruguaio, em entrevista com TVPARLASUL, se referiu à Presidência Pro-Témpore do MERCOSUL. Iturralde considera que “Uruguai tem tido uma atitude responsável” dentro das normas e a tradição em temas de direito internacional do país. O Parlamentar considera que se ha países que acreditam que a Venezuela não cumpre a Cláusula Democrática devem fazer a denuncia formal do tema.
Iturralde diz que “ha uma situação ambígua, como em algum momento disse, quase, quase que isto foi transpasso de mando por WhatsApp”, donde Venezuela diz que exerce a Presidência e outros países dizem que não; o que gera muita confusão”. Também manifestou que a atitude da Chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez y el Presidente Nicolás Maduro não contribuem a solucionar o tema.
Pablo Iturralde considera que “é bom que o Parlamento do MERCOSUL faça ofícios, tente dialogar para solucionar esta problemática que não é menor”.
Em quanto aos assuntos tratados na sua Comissão (Assuntos Jurídicos e Institucionais) considerou como um dos principais temas e um progresso para o PARLASUL, a expulsão de José López. “tinha-se dito de má fé que nos votamos contra a expulsão de López”.
TV PARLASUL – db – as