Agência PARLASUL (23/10/2025). No próximo domingo, 26 de outubro, serão realizadas as Eleições Legislativas na Argentina, e o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) acompanhará o processo por meio de uma Delegação do Observatório da Democracia do PARLASUL (ODPM), integrada pelas Parlamentares Bettiana Díaz (Uruguai) e Derlis Maidana (Paraguai).
As eleições renovarão 127 cadeiras da Câmara de Deputados e 24 do Senado em 8 distritos. Pela primeira vez em uma eleição nacional será implementada a Cédula Única em Papel (BUP), instrumento que busca modernizar o sistema, promover a transparência e simplificar o ato de votar.
A Delegação do PARLASUL desenvolverá uma agenda de trabalho em Buenos Aires de 23 a 27 de outubro, que incluirá reuniões com autoridades e instituições eleitorais, bem como com referências políticas e sociais. Entre as atividades previstas, contempla-se a participação em uma reunião com a Junta Eleitoral Nacional na cidade de La Plata e a presença no Centro de Cômputos por convite da Direção Nacional Eleitoral (DINE).
Durante a jornada eleitoral, a Delegação acompanhará todas as etapas do processo por meio de visitas a centros de votação da Cidade Autônoma de Buenos Aires e da Província de Buenos Aires.
O Observatório da Democracia do PARLASUL reafirma seu compromisso com a integridade e a transparência dos processos eleitorais na América do Sul, mediante a observação imparcial, o diálogo institucional e a troca de boas práticas com as autoridades eleitorais e com atores políticos e sociais.
Contato de Imprensa
Para solicitar informações da Delegação de Observação Eleitoral do PARLASUL, entre em contato com Maria Julia Carvalho (+598 92 167 821 | mcarvalho@parlamentomercosur.org) ou com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação pelo e-mail seccomunicacion@parlamentomercosur.org ou pelo telefone +598 98 720 030.