Correo
|
|
|
|
|
|
|
Você está aqui : Início > Inicio > Agência PARLASUL
 
Agência PARLASUL
De click sobre el título para más información
  Título Ultima modificaión Descripción
PARLASUL condena crimes a líderes políticos no Equador e defende o fortalecimento da democracia 16/06/2025 Agência PARLASUL (16/06/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) aprovou uma declaração de condenação e repúdio pelo assassinato da prefeita de San Vicente, no Equador, Brigitte García, ocorrido em 24 de março de 2024, bem como pelo homicídio do chefe de comunicação do Departamento, Jairo Loor.
PARLASUL impulsiona agenda parlamentar em Estrasburgo pela ratificação do Acordo MERCOSUL-UE 13/06/2025 Agência PARLASUL (13/06/2025). De 17 a 19 de junho, uma Delegação oficial do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizará diversos encontros e reuniões na sede oficial do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com o objetivo de reforçar o diálogo político biregional e avançar na promoção da ratificação do Acordo de Associação MERCOSUL-União Europeia.
PARLASUL reafirma seu compromisso com a soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas 13/06/2025 Agência PARLASUL (12/06/2025). Durante a última sessão plenária, realizada na segunda-feira, 9 de junho, em Montevidéu, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) aprovou três iniciativas que reforçam o respaldo regional aos legítimos direitos de soberania da República Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias do Sul, Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes.
Escola de Governo do PARLASUL 13/06/2025
Audiência Pública sobre Direitos Humanos e Acesso à Saúde 13/06/2025
Comissão Temporária de Integração Fronteiriça debate desafios sanitários e migratórios em regiões de fronteira 12/06/2025 Agência PARLASUL (12/06/2025). Na última segunda-feira (09), foi realizada, de forma híbrida em Montevidéu, a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça (COFRONT) do PARLASUL, sob a presidência do Parlamentar Odair Cunha (Brasil), com a participação de parlamentares do Brasil, Argentina e Paraguai e da diretora de Pesquisa do Instituto de Políticas Públicas e Direitos Humanos do MERCOSUL, Patrícia Gainza.
PARLASUL aprova acordos com ALIDE, CAF e Bolívia e prepara missão estratégica à União Europeia 11/06/2025 Agência PARLASUR (09/06/2025). Nesta segunda-feira, 9 de junho, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou sua 101ª Sessão Plenária, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil), ocasião em que foram aprovadas diversas disposições e propostas voltadas ao fortalecimento institucional, à cooperação interinstitucional e ao tratamento de temas de alcance regional.
Conheça os selecionados para participar do Programa de Visitantes Voluntários 10/06/2025
Sessão Especial do PARLASUL reafirma a importância da causa das Ilhas Malvinas para o MERCOSUL 10/06/2025 Agência PARLASUL (10/06/25). Nesta segunda-feira, 9 de junho, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou sua terceira Sessão Especial, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil), focada inteiramente na Questão das Malvinas, reafirmando sua importância como causa comum para a região.
PARLASUL debaterá cooperação regional e situação das Ilhas Malvinas 05/06/2025 Agência PARLASUL (05/06/2025). Na próxima segunda-feira, 09 de junho, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) se reunirá em sua sede em Montevidéu para realizar a 101ª Sessão Ordinária, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil). Ao longo da jornada, serão debatidas iniciativas para o fortalecimento da cooperação institucional, do desenvolvimento sustentável e da integração regional.
Encerra-se a XVI Sessão Plenária da EuroLat com apelo à rápida ratificação do Acordo MERCOSUL-UE 03/06/2025 Agência PARLASUL (03/06/2025). Parlamentares da Europa, América Latina e Caribe participaram da Décima Sexta Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), realizada no Congresso da República do Peru. A reunião foi encerrada nesta terça-feira, após três dias de intensos trabalhos parlamentares, centrados nos principais desafios comuns entre a América Latina, o Caribe e a Europa.
Comissões debatem desenvolvimento sustentável, migração, cidadania e integração econômica no segundo dia da EuroLat 2025 em Lima 03/06/2025 Agência PARLASUL (03/06/2025). Nesta segunda-feira (02), a Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat) deu continuidade às suas atividades em Lima, Peru, com a realização das reuniões das Comissões Permanentes. Parlamentares latino-americanos e europeus participaram ativamente dos debates que abordaram temas como transição energética, direitos sociais, fluxos migratórios e integração econômica.
Parlamentares do MERCOSUL participam de intensos debates no primeiro dia da EuroLat em Lima 02/06/2025 Agência PARLASUL (02/06/2025).Neste domingo, no Palácio Legislativo de Lima, a Delegação do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) teve uma participação destacada durante a primeira jornada da XVI Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), desenvolvendo uma intensa agenda que incluiu debates sobre integração regional, segurança alimentar, equidade de gênero e combate às ameaças híbridas.
PARLASUL destaca o valor da Expo Cañuelas en Argentina como motor de desenvolvimento local 30/05/2025 Agência PARLASUL (29/05/2025). Durante a última Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, foi aprovada uma Declaração que reconhece como Evento de Interesse Regional a Expo Cañuelas e a XXIV Festa Provincial do Doce de Leite, realizadas na cidade de Cañuelas, província de Buenos Aires, Argentina.
Parlamento do MERCOSUL participará da XVI Sessão Plenária da EuroLat em Lima 29/05/2025 Agência PARLASUL (29/05/2025). A Delegação do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) participará na próxima semana da XVI Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), que será realizada de 1º a 3 de junho na cidade de Lima, Peru. Essa reunião marca o início do novo período legislativo da EuroLat e acontece em um contexto de fortalecimento do vínculo estratégico entre a América Latina, o Caribe e a União Europeia.
PARLASUL impulsiona a harmonização regional de carregadores eletrônicos para reduzir resíduos 28/05/2025 Agência PARLASUL (28/05/2025). Na última Sessão Ordinária, realizada em 5 de maio, em Montevidéu, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) aprovou uma Recomendação que propõe uma regulamentação regional para uniformizar as conexões de carregadores de dispositivos eletrônicos portáteis nos Estados Partes. A proposta foi apresentada pelo parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil), Presidente do PARLASUL.
Observatório da Democracia do PARLASUL acompanha eleições judiciais no México 28/05/2025 Agência PARLASUL (27/05/2025). O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) participará do processo de observação das Eleições Judiciais que serão realizadas no México no próximo dia 1º de junho de 2025, a convite do Instituto Nacional Eleitoral (INE) do país.
Comissão de Educação do PARLASUL aprova iniciativas voltadas à cultura, memória histórica e juventude 28/05/2025 Agência PARLASUL (27/05/2025). Em sessão virtual realizada na última sexta-feira (23), a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Deporte do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), presidida pela Parlamentar Norma Aquino (Paraguai), analisou e votou diversas propostas de declaração e recomendação que reforçam o papel do Parlamento na valorização da identidade regional, da educação com perspectiva de gênero, e da memória histórica dos países membros do MERCOSUL.
Parlamento do MERCOSUL reforça integração fluvial na região 26/05/2025 Agência PARLASUL (26/05/2025). Durante a 100ª Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), realizada em Montevidéu, o Parlamentar Gabriel Fuks (Argentina) destacou a importância da rede fluvial para fortalecimento da conectividade entre os países do bloco.
Parlamentar Nelsinho Trad apresenta projeto para aeroporto binacional entre Paraguai e Brasil 23/05/2025 Agência PARLASUL (23/05/2025). Durante a 100ª Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), realizada em Montevidéu, o Parlamentar Nelsinho Trad (Brasil) destacou a importância de iniciativas estratégicas que fortalecem a integração física e a conectividade entre os países do bloco, por meio de avanços na infraestrutura aérea.

 1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78  Siguiente »

 

 

©sec.copyright

Parlamento del Mercosur - Dr. Pablo de Maria 827 C.P. 11.200 - Montevideo/República Oriental del Uruguay - Tel: (598) 2410.97.97
Esta página puede ser reproducida sin fines de lucro, siempre y cuando no se la altere, citando la fuente completa y la dirección electrónica seccomunicacion@parlamentodelmercosur.org.De lo contrario, se requiere permiso previo por escrito de la Institución.