Comissão de Meio Ambiente se reúne na Argentina

Nesta sexta-feira, 4 de setembro, a Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Moradia, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlamento do MERCOSUL tratará em sua reunião sobre os temas ingressados na Ordem do Dia, especialmente, o que se refere ao Meio Ambiente nas áreas de fronteira. 

Em tal sentido, a Proposta de Recomendação apresentada pelo Parlamentar argentino Juan Manuel Irrazábal expõe os problemas que enfrenta a tríplice fronteira acerca da segurança ambiental da biodiversidade e ecologia, na área conhecida como “Selva Paranaense” ou “Mata Atlântica Interior”.

A segurança ambiental é um problema que tem se agravado recentemente, por exemplo a Selva Paranaense chegou a ter 100 milhões de hectares  e  que na atualidade não chega nem a 5%. A mata é formada por um eco-sistema extremadamente delicado por suas características e cadeias biológicas, cujo isolamento somente facilita a tarefa daqueles que danificam o Meio Ambiente.

Alem disso, em diversos pontos da fronteira é possível cruzar os cursos d’água com frágeis embarcações, possibilitando uma mobilização extensiva e conseqüentemente, dificultando as tarefas de controle de preservação na mesma. 

Por outro lado, a Comissão de Meio Ambiente do PARLASUL apresentará na próxima Sessão Plenária uma Proposta de Recomendação na qual se pretende criar uma área de preservação do Meio Ambiente na Tríplice Fronteira da Argentina, Brasil e Paraguai.

Ambas as propostas seriam medidas fundamentais para começar a paliar e solucionar as problemáticas sob este delicado eco-sistema e que por sua vez proverá um importante impulso aos futuros projetos nesta área.

Por fim, o Parlamentar Irrazábal, autor das duas propostas, propõe que se recomende ao Conselho Mercado Comum (CMC), acordar medidas de controle das atividades de caça, pesca, tala e introdução de gado em áreas protegidas limítrofes.