Declaração de interesse nas tarefas realizadas pelos Capacetes Brancos

Está a disposição do Plenário do Parlamento do MERCOSUL, um Relatório da Comissão de Assuntos Interiores, Segurança e Defesa, pela aprovação da Proposta de Declaração referente às tarefas desempenhadas pela Comissão de Capacetes Brancos.

Esta Comissão é um organismo especializado na assistência humanitária e que constitui um instrumento para as ações de política exterior baseados nos princípios da solidariedade, cooperação, participação e humanitarismo, e que foi inserida no Plano de Ação da Cumbre das Américas em 1994 como uma ferramenta destinada a contribuir para a erradicação da pobreza em nosso continente.

Dentre seus objetivos constam, a redução da fome e pobreza, a universalização da educação, a redução do HIV, o respeito pela igualdade de gênero, direitos humanos, e dos valores democráticos.

Segundo a proposta, desde 1997 ocorreram mais de 50 missões da Iniciativa dos Capacetes Brancos, sendo algumas de caráter bilateral e outras através da participação de voluntários Capacetes Brancos nas atividades das Nações Unidas em diversos países.

Mediante a importância desta Comissão, o Parlamento do MERCOSUL declara seu interesse nas tarefas desempenhadas por este organismo, como um instrumento destinado a contribuir para  desenvolvimento, como também de servir como plataforma de ajuda ante situações  de catástrofes naturais ou geradas pelo homem.

O membro relator, na próxima XIX Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL, será o parlamentar Ruperto Godoy.