Agência PARLASUL (22/04/2020) A Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-regionais e de Planejamento Estratégico, presidida pelo Parlamentar venezuelano Williams Davila, realizou nesta quarta-feira (22) uma reunião virtual onde foi proposta a criação de um "Observatório de Monitoramento da Pandemia da COVID 19".
A fim de criar um plano de ação contra a pandemia do coronavírus COVID-19, foram apresentadas na reunião as diferentes estratégias econômicas, sociais e de saúde que estão sendo tomadas pelos Estados Partes que compõem o MERCOSUL. Em consenso, os Parlamentares presentes aprovaram a criação de um "Observatório de Monitoramento da Pandemia da COVID 19" proposto pelo Parlamentar argentino Humberto Benedetto.
Benedetto explicou que o Observatório pretende trabalhar em ações multilaterais que serão desenvolvidas em quatro eixos principais de trabalho: "Saúde", "Economia", "Fronteira e Migração" e "Direitos Humanos e Democracia". O Parlamentar Gabriel Fidel acrescenta que é importante que os Parlamentares de outras comissões do PARLASUL trabalhem em conjunto na ação.
Também foi aprovada na reunião uma proposta de projeto que promove a responsabilidade internacional dos Estados-Partes diante de pandemias. O presidente Williams Davila, que propôs o projeto, esclarece que a proposta é "convocar as Organizações Multilaterais para fornecer a assistência econômica necessária aos migrantes que desejam retornar ao seu Estado de origem".
Estiveram presentes na reunião o Presidente do PARLASUL, Oscar Laborde, Mario Metaza, Jorge Vanossi, Humberto Benedetto, Daniel Ramundo e Gabriel Fidel pela Argentina, Benita Díaz Pérez (Bolívia), Nelson Argaña (Paraguai) e o Presidente da Comissão Williams Dávila (Venezuela).