Agência PARLASUL (13/06/2025). De 17 a 19 de junho, uma Delegação oficial do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizará diversos encontros e reuniões na sede oficial do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com o objetivo de reforçar o diálogo político biregional e avançar na promoção da ratificação do Acordo de Associação MERCOSUL-União Europeia.
Agência PARLASUL (12/06/2025). Durante a última sessão plenária, realizada na segunda-feira, 9 de junho, em Montevidéu, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) aprovou três iniciativas que reforçam o respaldo regional aos legítimos direitos de soberania da República Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias do Sul, Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes.
Agência PARLASUL (12/06/2025). Na última segunda-feira (09), foi realizada, de forma híbrida em Montevidéu, a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça (COFRONT) do PARLASUL, sob a presidência do Parlamentar Odair Cunha (Brasil), com a participação de parlamentares do Brasil, Argentina e Paraguai e da diretora de Pesquisa do Instituto de Políticas Públicas e Direitos Humanos do MERCOSUL, Patrícia Gainza.
Agência PARLASUL (10/06/25). Nesta segunda-feira, 9 de junho, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou sua terceira Sessão Especial, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil), focada inteiramente na Questão das Malvinas, reafirmando sua importância como causa comum para a região.
Agência PARLASUR (09/06/2025). Nesta segunda-feira, 9 de junho, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou sua 101ª Sessão Plenária, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil), ocasião em que foram aprovadas diversas disposições e propostas voltadas ao fortalecimento institucional, à cooperação interinstitucional e ao tratamento de temas de alcance regional.
Agência PARLASUL (05/06/2025). Na próxima segunda-feira, 09 de junho, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) se reunirá em sua sede em Montevidéu para realizar a 101ª Sessão Ordinária, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil). Ao longo da jornada, serão debatidas iniciativas para o fortalecimento da cooperação institucional, do desenvolvimento sustentável e da integração regional.
Agência PARLASUL (03/06/2025). Parlamentares da Europa, América Latina e Caribe participaram da Décima Sexta Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), realizada no Congresso da República do Peru. A reunião foi encerrada nesta terça-feira, após três dias de intensos trabalhos parlamentares, centrados nos principais desafios comuns entre a América Latina, o Caribe e a Europa.
Agência PARLASUL (03/06/2025). Nesta segunda-feira (02), a Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat) deu continuidade às suas atividades em Lima, Peru, com a realização das reuniões das Comissões Permanentes. Parlamentares latino-americanos e europeus participaram ativamente dos debates que abordaram temas como transição energética, direitos sociais, fluxos migratórios e integração econômica.
Agência PARLASUL (02/06/2025).Neste domingo, no Palácio Legislativo de Lima, a Delegação do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) teve uma participação destacada durante a primeira jornada da XVI Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), desenvolvendo uma intensa agenda que incluiu debates sobre integração regional, segurança alimentar, equidade de gênero e combate às ameaças híbridas.
Agência PARLASUL (29/05/2025). Durante a última Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, foi aprovada uma Declaração que reconhece como Evento de Interesse Regional a Expo Cañuelas e a XXIV Festa Provincial do Doce de Leite, realizadas na cidade de Cañuelas, província de Buenos Aires, Argentina.