Delegação Externa do PARLASUL realiza Reunião Preparatória para a EuroLat

Agência PARLASUL (21/04/2021) A Delegação Externa do PARLASUL realizou nesta quarta-feira (21) uma reunião virtual para definir as diretrizes de sua participação na Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat).

A Assembleia, que é composta por representantes do Parlamento Europeu e dos representantes do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), do Parlamento Andino (PARLANDINO), do Parlamento Centro-americano (PARLACEN) e do Parlamento Latino-americano (PARLATINO), realizará a sua próxima Sessão entre 3 e 6 de maio.

Os Parlamentares do PARLASUL expressaram a importância de levar à EuroLat temas de interesse para a região como o acesso democrático às vacinas contra a COVID-19, os impactos sociais e econômicos da pandemia e as políticas de desenvolvimento sustentável, energia e meio ambiente.

A última reunião da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana, realizada nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, teve como principal objetivo o desenvolvimento de estratégias para mitigar o impacto da Pandemia COVID-19 na Europa e na América Latina e Caribe.

Além da Sessão Plenária da EuroLat, os Parlamentares do PARLASUL participam nas seguintes Comissões Permanentes da Assembleia: Assuntos Políticos, Segurança e Direitos Humanos; Assuntos Econômicos, Financeiros e Comerciais; Assuntos Sociais, Jovens e Crianças, Intercâmbios Humanos, Educação e Cultura; Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Política Energética, Pesquisa, Inovação e Tecnologia; do Grupo de Trabalho sobre Segurança, Crime Organizado Transnacional e Terrorismo; e o Fórum de Mulheres EuroLat.

No dia 23 de abril, a Delegação Externa da PARLASUL participará da reunião do Componente Latino-americano da EuroLat.

Participaram do encontro os Parlamentares Alejandro Karlen (Argentina), Julia Perié (Argentina), Arlindo Chinaglia (Brasil), María Crichigno (Paraguai), Nito Bogado (Paraguai), Edith Benitez (Paraguai) e Daniel Caggiani (Uruguai).

Sobre EuroLat:
A Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat) é a instituição parlamentar da Associação Estratégica Bi-regional, criada em junho de 1999 no âmbito das Cúpulas UE-ALC (entre a União Europeia, a América Latina e o Caribe). A EuroLat foi criada em 2006 e a sua Sessão Constitutiva teve lugar em Bruxelas nos dias 8 e 9 de novembro. A EuroLat adota e apresenta resoluções e recomendações a várias organizações, instituições e grupos ministeriais responsáveis pelo desenvolvimento da Parceria Estratégica Bi-regional.