Comissão de Orçamento e Assuntos Internos avança no estudo do caso Rodriguez Simón

Agência PARLASUL (20/04/2022). Nesta quarta-feira (20), a Comissão de Orçamento e Assuntos Internos do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez, realizou uma reunião virtual na qual avançou no tratamento da denúncia que promove a perda do mandato do Parlamentar do MERCOSUL Fabián Rodríguez Simón (Argentina).


Como primeiro item da agenda, foi aprovada a ata da reunião anterior, datada de 22 de março de 2022, na qual os Parlamentares da Comissão concordaram em continuar o estudo dos casos dos Parlamentares Celso Troche (Paraguai) e Fabián Rodríguez Simón (Argentina), diante da solicitação de perda dos seus respectivos mandatos.

Apresentação de relatórios sobre o caso Rodríguez Simón

Em seguida, o Presidente da Comissão de Orçamento e Assuntos Internos, Parlamentar Conrado Rodríguez, avançou na programação prevista para o tratamento do caso do Parlamentar Rodríguez Simón. A Comissão analisou dois relatórios finais diferentes sobre o caso proposto; um assinado por maioria com decisão favorável à exclusão do Parlamentar Rodríguez Simón do PARLASUL e outro contrário a esse entendimento assinado pela minoria dos membros da Comissão.

Durante a apresentação dos dois Relatórios, os Parlamentares realizaram um debate sobre os fundamentos e posições sobre o tema e, imediatamente após o debate proposto, a Comissão decidiu submeter os dois Relatórios à Mesa Diretora do PARLASUL para apreciação do aspectos materiais e formais do procedimento e acompanhar a tramitação do caso.

A maior parte do relatório foi assinada pelos Parlamentares argentinos Elena Corregido, Julio Sotelo e Jorge Cejas; o Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia e as Parlamentares paraguaias Edith Benitez e María Blanca Mignarro. Por sua vez, o relatório foi assinado em minoria pelos Parlamentares Conrado Rodríguez (Uruguai) e Humberto Benedetto (Argentina).

Posteriormente, foram designados como membros Informantes os Parlamentares Jorge Cejas (Argentina) para o Relatório por maioria e o Parlamentar Humberto Benedetto (Argentina) para o Relatório por minoria.

Finalmente, o Presidente da Comissão de Orçamento e Assintos Internos, Conrado Rodríguez, agradeceu a participação dos Parlamentares na reunião: Esta Comissão de Assuntos Internaos é a que mais se reuniu para poder avançar nas questões em análise. Quero agradecer a todos os Parlamentares pelo apoio no tratamento do caso que agora será submetido à Mesa Diretora do PARLASUL, demos todas as garantias do devido processo legal tanto para os acusados como para os denunciantes", concluiu o Parlamentar.

Participaram da reunião os membros da Comissão, os Parlamentares argentinos Jorge Cejas (Vice-Presidente), Elena Corregido, Humberto Benedetto e Julio Sotelo; o Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia; as Parlamentares paraguaias Blanca Mignarro e Edith Benítez; e o Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez (Presidente). A Parlamentar argentina Cecilia Britto também participou do encontro.