Agência PARLASUL (29/04/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) esteve representado no Fórum de Diálogo Parlamentar Sul-Sul, realizado nos dias 28 e 29 de abril em Rabat, Marrocos, por uma delegação composta pelos Parlamentares Fabiana Martín (Argentina), Fernando Marangoni (Brasil) e Rodrigo Gamarra (Paraguai). O evento foi organizado pela Câmara dos Conselheiros do Reino de Marrocos e reuniu legisladores de todo o Sul Global.
Com o tema central “Os diálogos inter-regionais e intercontinentais nos países do Sul: um pilar essencial para enfrentar os novos desafios da cooperação internacional e promover a paz, a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento conjunto”, o Fórum promoveu o intercâmbio entre parlamentos do hemisfério sul e a construção de uma agenda comum baseada na solidariedade e na integração.
Durante a programação, o Parlamentar Fernando Marangoni (Brasil), representando o Presidente do PARLASUL, Arlindo Chinaglia, participou do eixo temático sobre o papel das iniciativas e dos diálogos inter-regionais no fortalecimento da integração. Em sua fala, afirmou que “a cooperação Sul-Sul se consolidou como um vetor-chave para construir uma nova ordem internacional mais justa, equitativa e multipolar”. Também reafirmou o compromisso do PARLASUL com o desenvolvimento inclusivo e sustentável na região.
O Parlamentar Rodrigo Gamarra (Paraguai) participou do painel sobre novas tecnologias e inteligência artificial a serviço do desenvolvimento e da industrialização nos países do Sul. Na ocasião, afirmou que “em fóruns anteriores falávamos do futuro; hoje falamos do presente. A inteligência artificial e as novas tecnologias já não são um luxo, são uma necessidade estratégica para tomar decisões oportunas”.
Por sua vez, a Parlamentar Fabiana Martín (Argentina) participou do Fórum Parlamentar África-América Latina e Caribe (AFROLAC), onde destacou os desafios comuns entre as duas regiões. “A América Latina luta para ser um continente próspero, pacífico e integrado, e isso é o mesmo que a África busca para si. Essa vontade de respeitar nossas soberanias é fundamental no papel que nossos continentes desempenham no cenário global”, afirmou Martín.
A participação do PARLASUL nesse fórum reforça a importância do fortalecimento dos laços inter-regionais e do multilateralismo solidário.