Agência PARLASUL (30/04/2025). Na próxima segunda-feira, 5 de maio, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) se reunirá em sua sede em Montevidéu para realizar a 100ª Sessão Ordinária, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil). Serão discutidos temas como o impacto do Acordo MERCOSUL-União Europeia (UE), a criação de fundos regionais para o desenvolvimento sustentável e novas normas comuns para a infraestrutura tecnológica e aeroportuária do bloco.
A jornada começará com a II Sessão Especial “Acordo MERCOSUL - União Europeia: desafios e perspectivas”, com a presença da Embaixadora Valeria Csukasi, Subsecretária do Ministério das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai. Serão analisadas as negociações do referido Acordo sob uma perspectiva política e econômica, promovendo a troca de visões parlamentares frente ao contexto atual do bloco.
No âmbito das atividades do dia, a Comissão Especial de Emergência Sanitária e Ambiental do PARLASUL, presidida pelo Parlamentar Héctor Schuch (Brasil), receberá como convidado o Diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Armin Augusto Braun. A exposição será centrada nas capacidades de resposta e prevenção diante de desastres naturais, com o objetivo de fomentar a troca técnica e avançar rumo a uma estratégia regional coordenada em gestão de riscos.
Além disso, se reunirá a Frente Parlamentar contra a Fome, presidida pelo Parlamentar Matías Soto Mayor (Argentina), com o objetivo de dar seguimento às iniciativas em andamento para garantir o direito à alimentação na região e coordenar ações com organismos internacionais e redes da sociedade civil.
Na sequência, terá início a 100ª Sessão Ordinária com a posse da nova delegação de Parlamentares do Uruguai, seguida da eleição de sua Vice-Presidência. Entre os temas destacados, encontra-se o projeto de criação do Fundo para a Conservação e o Desenvolvimento Sustentável do Grande Chaco Americano. O Plenário também tratará da regulamentação regional para a padronização de carregadores de dispositivos eletrônicos, assim como da proposta de equiparação das taxas aeroportuárias para voos comerciais no MERCOSUL.
Outro ponto importante da pauta será a votação do Acordo de Cooperação entre o PARLASUL e a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE), assim como o Memorando de Entendimento com a CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, voltados ao fortalecimento de vínculos estratégicos com organismos multilaterais.
Transmissão ao vivo
Toda a jornada parlamentar será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do PARLASUL no Facebook e no YouTube, permitindo que a cidadania acompanhe em tempo real os debates e decisões do Parlamento do MERCOSUL.