PARLASUL integra pela primeira vez a Comissão Coordenadora Executiva da Frente Parlamentar contra a Fome

Agência PARLASUL (24/10/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) participou do I Fórum Parlamentar Ibero-Americano e Caribenho pela Segurança Alimentar, realizado na sede do Senado do México, entre os dias 22 e 24 de outubro. O evento reuniu parlamentares, organismos de cooperação internacional, representantes da academia e da sociedade civil, que impulsionaram alianças legislativas para transformar os sistemas agroalimentares com enfoque em igualdade de gênero e ação climática.

Nesse contexto, o PARLASUL foi incorporado, pela primeira vez, como membro da Comissão Coordenadora Executiva da Frente Parlamentar contra a Fome da América Latina e do Caribe (FPH-ALC), decisão aprovada durante o Fórum. A moção foi apresentada pelo Parlamentar Matías Sotomayor (Argentina), que ressaltou a importância de integrar os mecanismos de representação regional aos esforços legislativos voltados a garantir o direito humano à alimentação e promover sistemas agroalimentares mais sustentáveis e inclusivos.

Essa decisão representa um marco para a FPH-ALC, ao fortalecer a articulação entre parlamentos nacionais e órgãos de integração regional comprometidos com a erradicação da fome na América Latina e no Caribe. Com a nova configuração, a Comissão Coordenadora Executiva passa a ser composta por: República Dominicana (Coordenação-Geral), representada pela Deputada Soraya Suárez; México (Coordenação Adjunta), por meio da Senadora Ana Lilia Rivera, Presidenta do Senado; PARLASUL (membro pleno); e as sub-regiões representadas por Guatemala e Honduras (Mesoamérica) e Colômbia e Brasil (América do Sul).

I Fórum Parlamentar Ibero-Americano e Caribenho pela Segurança Alimentar

Em representação ao PARLASUL, o Parlamentar Matías Sotomayor, Coordenador da Frente Parlamentar contra a Fome do PARLASUL, destacou a centralidade política da alimentação e convocou a transformar consensos em ações concretas nos territórios:“Este Fórum recoloca a alimentação no centro da agenda global (…) é aí que estamos os parlamentares e as parlamentares: ninguém pode ficar para trás.”

Durante sua exposição sobre os instrumentos da Aliança Parlamentar Ibero-Americana e Caribenha pela Segurança Alimentar, Sotomayor afirmou que a rota de ação deve se apoiar na cooperação internacional, no desenvolvimento territorial e na diplomacia parlamentar, convidando as bancadas a levar o mandato do Fórum a cada país. Acrescentou ainda que “nos emocionou ver os jovens apoiando a iniciativa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Aliança Global contra a Fome (…) temos a necessidade de construir com justiça social e soberania alimentar para cumprir a Agenda 2030 e, principalmente, com os nossos povos.”

A FPH-ALC, com apoio técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e das cooperações de México e Espanha, continuará promovendo marcos legislativos que garantam a segurança alimentar e fortaleçam a cooperação parlamentar em toda a região.