
Agência PARLASUL (28/10/2025). No âmbito da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), nos dias 27 e 28 de outubro, Parlamentares do MERCOSUL participaram de várias reuniões com autoridades legislativas e executivas locais do Paraguai e do Brasil, na cidade de Ponta Porã, Brasil, em colaboração com a cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai.
Na terça-feira (28) foi realizada a Audiência Pública sobre Integração Fronteiriça e Desenvolvimento, impulsionada pelo Parlamentar Nelsinho Trad (Brasil), que ressaltou o valor prático da integração: “a integração regional não é simplesmente um conceito diplomático, mas uma realidade social, cultural e econômica que se renova a cada dia. É por isso que esta Audiência Pública é tão importante.”
O Prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, destacou que “esta não é apenas uma reunião de trabalho, é um reconhecimento ao trabalho que as cidades de fronteira realizam pela integração latino-americana. Ponta Porã representa o próprio espírito do MERCOSUL: o diálogo, a convivência e a cooperação.”
No painel de especialistas e legisladores, o Parlamentar Heitor Schuch (Brasil), Presidente da Comissão de Desenvolvimento do PARLASUL, destacou que “as fronteiras não devem ser vistas como portas entre os Estados, mas como centros de desenvolvimento conjunto onde o progresso é compartilhado e as políticas públicas se complementam”, lembrando também a Audiência Pública sobre políticas de saúde em zonas fronteiriças realizada em agosto de 2025, em Santana do Livramento, Brasil.
Também, o Parlamentar Walter Kobylanski (Paraguai) comentou que “esta é uma batalha que foi vencida; agradeço a honra de poder estar neste momento histórico. Por outro lado, a Rota Bioceânica fará esta região crescer enormemente.”
Por fim, o Presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero (Paraguai), Jorge Medina, ressaltou que “mais uma vez somos um só povo, com dois idiomas, mas com um só sonho.” E Agnaldo Pereira Lima, Presidente da Câmara de Ponta Porã (Brasil), afirmou: “é uma honra para nós receber o PARLASUL aqui, onde a integração não é um discurso, mas a vida cotidiana. Aqui Brasil e Paraguai se confundem nas vozes, nos gestos e nos sonhos.”
No painel de especialistas também participaram o Ministro João Carlos Parkinson, que falou sobre a importância do Corredor Bioceânico; Lucio Flavio Joichi Sunakozawa, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, destacou a importância de impulsionar a integração acadêmica; e Gustavo Oliveira Vieira, da UNILA, chamou a compreender as universidades como componentes estratégicos para os planos de integração fronteiriça.
Luciano Wexell Severo, Coordenador da Unidade Técnica do FOCEM, ressaltou a utilidade do FOCEM para o financiamento de infraestrutura estratégica; Renato Marcilio, Diretor da Sanesul - Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, revisou os avanços em matéria de saneamento e acesso à água realizados pela empresa; Erivelto Alencar, Superintendente Adjunto da Receita Federal do Brasil, desenvolveu o trabalho para a implementação de zonas francas em áreas de fronteira.
O encontro coincidiu com dois aniversários: os 25 anos do Parlamento Internacional Municipal, que impulsiona a paradiplomacia entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, e os 20 anos do PARLASUL.
Cabe destacar que a jornada foi concluída com a inauguração da Pedra Fundamental do Obelisco, que marca o acordo entre o Parlamento Internacional Municipal (PARLIM) e o PARLASUL para o fortalecimento da Integração Regional Brasil - Paraguai.
