Agência PARLASUL (24/11/2025). Durante a III Cúpula Social dos Povos da América Latina e do Caribe, realizada em Santa Marta, Colômbia. A Parlamentar argentina Victoria Donda, Presidenta da Comissão de Direitos Humanos do PARLASUL, desenvolveu uma agenda institucional no país, junto a representantes de movimentos sociais e da sociedade civil da região, para dialogar sobre integração, desenvolvimento e desafios comuns, como parte da Cúpula CELAC-UE 2025.
A Parlamentar foi convidada pela Unidade de Restituição de Terras (URT) e pela Universidade de Cartagena para participar de instâncias de formação dirigidas a funcionários estatais responsáveis por processos de restituição a comunidades camponesas deslocadas pelo conflito armado.
Em Cartagena, a parlamentar Donda integrou sessões do Plano Institucional de Capacitação 2025, iniciativa que a URT promove junto a instituições universitárias para fortalecer a capacidade do Estado colombiano na implementação de políticas inclusivas e orientadas a populações vulnerabilizadas. O convite foi realizado em reconhecimento ao seu papel como Presidenta da Comissão do PARLASUL e à sua trajetória na área de direitos humanos.
A parlamentar também participou da III Cúpula Social da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada em Santa Marta, onde integrou a Comissão de Direitos Humanos, Paz e Processos de Justiça, assinalando que “compartilhamos diversas atividades nas quais reivindicamos os direitos humanos, o papel das mulheres e abordamos o futuro da região. Na cidade mais antiga da Colômbia, ficou evidente o poder transformador das mulheres por meio da liderança de mulheres comprometidas com sua realidade e sua história”.
Nesse contexto, destacou o trabalho de mulheres que ocupam cargos-chave na gestão pública colombiana, entre elas a governadora de Magdalena, Ingrid Padilla; a Ministra das Relações Exteriores, Rosa Yolanda Villavicencio; a secretária da URT, Jaqueline Campos; e as diretoras da ProColombia e Artesanías de Colombia. “Com sua gestão, elas fortaleceram economias locais, o turismo e a exportação de artesanato, demonstrando que o talento e a perseverança feminina são motores do desenvolvimento sustentável e da projeção internacional do país”, concluiu a parlamentar.
A participação da Parlamentar Donda permitiu reforçar os vínculos institucionais do PARLASUL com organismos públicos e acadêmicos colombianos. Além disso, contribuiu para compartilhar experiências regionais em políticas de direitos humanos, gênero e reparação de comunidades afetadas pela violência.
