O presidente provisório do Senado da Argentina, José Pampuro, assumiu na tarde desta terça-feira em Montevidéu, como presidente pró tempore do Parlamento do MERCOSUL, em uma gestão que se estenderá pelos próximos seis meses.
No curso da sessão extraordinária que encabeçou Pampuro se aprovou uma declaração de apoio ao governo da Bolívia ante a grave situação que se registra nesse país.
Pampuro, ao assumir no edifício José Artigas, anexo do Congresso do Uruguai, se transformou no primeiro legislador argentino em dirigir o corpo parlamentar do bloco regional, que começou a funcionar em maio deste ano.
O senador pela província de Buenos Aires recebeu a transferência de comando a frente da legislatura do Mercosul das mãos do deputado uruguaio Roberto Conde, de quem destacou a atuação que desenvolveu a frente do corpo. O deputado Roberto Conde ressaltou no seu discurso de transferência que depois de sete meses de efetivo trabalho “o Parlamento se encontra em pleno funcionamento”.
Já o novo presidente pró tempore do Parlamento se comprometeu “a trabalhar com todo esforço em benefício do bloco regional” integrado pela Argentina, o Brasil, o Uruguai e o Paraguai, como membros plenos, e a Venezuela e o Chile como associados.
No curso da sessão que se desenvolveu durante toda a tarde, com a presença da maioria dos integrantes do corpo, se aprovou em forma unânime uma declaração de forte apoio ao governo conduzido por Evo Morales.
O Parlamento declarou “o firme apoio ao regime institucional da Republica da Bolívia, incluindo o reconhecimento e a estabilidade das autoridades e os organismos eleitos pelo povo boliviano”.
Além disso, os legisladores do Mercosul instaram "ao diálogo entre as partes, de tal maneira a alcançar a definitiva pacificação do povo boliviano".
Pampuro, que assumiu o cargo paralelamente à XXXIV Cúpula do Mercosul na qual a chefe de Estado argentina, Cristina Fernández de Kirchner se fez cargo da presidência pró témpore após o uruguaio Tabaré Vázquez, disse que entre as prioridades na sua gestão figuram entre outros temas "questões alfandegárias, o trânsito de pessoas e a luta contra a discriminação, especialmente na área trabalhista".
Para ver el Discurso completo del Senador Jose Pampuro ver Documento adjunto.