Delegação Paraguaia do PARLASUL se reuniu com o Vice-presidente da República do Paraguai por Yacyretá

Assunção, 13 de outubro de 2009.  A Delegação Paraguaia do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar Alfonso González Núñez, se reuniu com o Vice-presidente da República do Paraguai, Dr. Federico Franco.

Durante o encontro, a equipe técnica da Vice-Presidência da República realizou uma apresentação sobre as investigações e estudos realizados sobre o Tratado de Yacyretá.

De acordo com a tese da Vice-Presidência, deveria detener à elevação da cota até que as negociações sejam concluídas, conseguir a livre disponibilidade de energia paraguaia para sua venda a terceiros países, e de incluir no plano de término de obras, a conexão ferroviária e a sincronização das turbinas paraguaias de Yacyretá com o sistema elétrico paraguaio. O ponto em que se refere com mais ênfase refere-se reestruturação da dívida e a eliminação dos interesses considerados “espúrios”, já que a dívida provém de governos ditatoriais.

Nosso país deve reivindicar e insistir para que se cumpra o Tratado e seu Anexo C” afirmou o Vice-presidente da República. Por sua parte, o Parlamentar Alfonso González Núñez manifestou que a Delegação Paraguaia solicitará a realização de uma Audiência Pública através do Parlamento do MERCOSUL para debater o tema, tal como ocorreu com Itaipu. “Vamos instalar o debate a nível internacional, não apenas bilateralmente, e vamos apresentar aos legisladores dos Estados Partes do MERCOSUL as reivindicações acerca do tema”.

Solicitaremos ao Presidente do Congresso Nacional para que convoque a uma reunião onde a Chancelaria, a ANDE, o Ministério de Obras Públicas e Comunicações, o Ministério da Fazenda, Deputados, Senadores e Parlamentares do MERCOSUL possam debater este tema”, manifestou finalmente o Parlamentar González Núñez. 

Assistiram também os Parlamentares Ignacio Mendoza, Vice-presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Mercedes González, Parlamentar Amanda Núñez, Parlamentar Carmelo Benítez e o Deputado Fernando Oreggioni.