Durante a XX Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, realizada nos dias 19 e 20 de outubro em Montevidéu, aprovou-se a Proposta referente ao Sistema Integrado de Postos Fronteiriços.
A Proposta tem como intuito solucionar as deficiências atuais, tanto no aspecto da infra-estrutura existente como das legislações vigentes, visando à preocupação no âmbito parlamentar sobre a segurança nas rodovias dos Estados Partes.
De acordo com o autor da Proposta, Julián Martín Obiglio, o Sistema de Fronteiras Integradas “é um plano inovador, que busca uniformizar os procedimentos nos postos de controle fronteiriço. Os benefícios deste sistema incluem custos reduzidos de operação, uma melhora substancial na qualidade dos controles e uma maior praticidade e eficácia para a população em trânsito ao haver um único controle necessário”.
Ademais, visa gerar melhores condições de segurança as extensas fronteiras da região, melhorando o combate diário ao crime organizado que ultrapassa fronteiras com mercadorias ilegais, e principalmente, contra o tráfico ilegal de pessoas.
O membro relator da Proposta apresentou os fundamentos que levaram à sua aprovação no Plenário do Parlamento do MERCOSUL.