O Presidente do PARLASUL Juan José Domínguez participou do ?Seminário Latino-Americano Arte, Cultura e Democracia Participativa?

O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Juan José Domínguez, participou do “Seminário Latino-Americano Arte, Cultura e Democracia Participativa”, ocorreu na cidade de Buenos Aires nos dias 4 e 5 de novembro, acompanhado por funcionários da Secretaria de Relações Internacionais e Integração, através da qual se coordenou o encontro. 

A iniciativa foi impulsionada e levada a cabo pelas organizações: Articulação Latino-Americana Cultura e Política e a Rede Latino-Americana de Arte e Transformação Social, integradas por uma grande quantidade de organizações e grupos sociais de mais de vinte países da América Latina que trabalham desde as expressões culturais e artísticas locais, gerando espaços de participação onde se combinam a estética e o debate político promovendo a equidade e o fortalecimento da democracia. 

Os objetivos do Seminário se centraram no intercâmbio e articulação das experiências dos participantes nas ações que realizam através do impulso de manifestações e disciplinas artísticas e a geração de circuitos de produção, comunicação e distribuição de bens culturais que contêm e conservam a identidade local dos povos latino-americanos. 

Assim também, o Seminário teve como propósito finalizar o trabalho de redação de uma Proposta que será apresentada e posta à consideração do Parlamento do MERCOSUL, desde a que se procura consolidar e institucionalizar a nível regional políticas públicas que recolham, articulem e incentivem a ação das agrupações sociais que trabalham favorecendo o impulso criativo e a preservação do patrimônio da cultura popular. Cabe destacar que este projeto se baseou na experiência do Programa “Pontos de Cultura”, implementado pelo Ministério de Cultura de Brasil, que articula a ação do estado com a da sociedade civil organizada, gerando sinergias entre as temáticas de arte, educação e saúde, desde um enfoque integral de direitos humanos e a participação cidadã. 

Ao respeito, o Presidente do PARLASUL manifestou seu apoio ao trabalho e as ações que vem desenvolvendo estas organizações, e destacou a importância de fomentar e conservar as expressões culturais e costumes dos povos latino-americanos para consolidar uma identidade regional que permita avançar para a verdadeira integração e conseguir um desenvolvimento sustentável que contenha a todos os setores. “A conquista e os imperialismos que temos sofrido em nosso continente ao longo da história procuraram nos separar e terminar com nossas ricas e diversas manifestações culturais para impor a dominação e a exploração. Por isso devemos resgatar as raízes e as experiências vividas e construídas através da cultura, e desde ali trabalhar pelo bem-estar e o desenvolvimento integral dos países sentindo-nos parte de um mesmo coletivo no qual a solidariedade e a cooperação sejam as bases de políticas comuns que devemos nos dar para nos fortalecer como região”. 

Continuando essa linha, Juan José Domínguez destacou o valor de que a proposta tenha surgido desde o seio das próprias organizações sociais a partir de seu trabalho e experiência, e se comprometeu a instrumentar os mecanismos desde a Presidência para que a mesma tome estado parlamentar e seja considerada nas instâncias correspondentes dentro do Parlamento do MERCOSUL. 

Cabe destacar também a participação do Parlamentar José Paulo Tóffano, quem compartiu junto ao Presidente Domínguez a mesa “Políticas Públicas em Cultura e Democracia Participativa: os desafios na legislação regional”, moderada pelo Secretario Gustavo Arrighi.
O “Seminário Latino-Americano: Arte, Cultura e Democracia Participativa” contou com a presença de uma grande quantidade de público, entre os se encontravam representantes de distintos países latino-americanos como: Brasil, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Honduras, Guatemala e El Salvador.

Fonte: Secretaría de Relações Internacionais e Integração