No primeiro Encontro de Integração Energética realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2008 pela Comissão de Infra-Estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca os parlamentares do MERCOSUL receberam aos técnicos do Brasil, Paraguai e Uruguai, que expuseram a atual situação energética de cada um dos países membros e as possibilidades de energia alternativa para o futuro.
O presidente da Comissão, Juan Dominguez, disse na abertura do evento que “esse encontro é muito importante para preparar o Seminário que se realizará em Caracas no próximo semestre”. O engenheiro uruguaio Alejandro Gutierrez disse, durante a apresentação, que “não há melhor âmbito que o Parlamento do MERCOSUL para debater e tratar o tema energético na região”.
Para o engenheiro paraguaio Jacinto Bernal Ovelar “fortalecer o sistema energético é uma forma de aproximar os países do bloco”. Já o engenheiro uruguaio Daniel Larossa destacou que é importante investir nas tecnologias energéticas, já que “a tecnologia permitiu o desenvolvimento da humanidade”.
Na ocasião do encontro, o técnico brasileiro Edmundo Montalvo reforçou que no Brasil “não existe nenhum tipo de substituição de áreas de agricultura alimentar por áreas de agricultura para biodiesel”.
O parlamentar Modesto Guggiari parabenizou aos técnicos que realizaram as exposições e agradeceu ao apoio de todos os países presentes.
No final das apresentações os parlamentares começaram a estruturar os documentos para serem considerados no Seminário para Integração Energética Regional que se realizará em julho na cidade de Caracas. “É importante a presença de todos os países membros e sócios do MERCOSUL no seminário que se realizará, já que a situação energética é interesse de todos”, disse o parlamentar Inácio Arruda.
Visitas às hidroelétricas
No segundo dia do encontro a Comissão visitou a represa Hidroelétrica Binacional de Salto Grande (Argentina – Uruguai). A visita encerrou o trabalho de reconhecimento feito pelos parlamentares, que também estiveram em Itaipu (Brasil-Paraguai) e em Yacyreta (Argentina-Paraguai).
Conselho Energético Sul-Americano
No dia 8 de maio de 2008, a cidade de Caracas (Venezuela) recebeu aos ministros de energia, petróleo e setores afins da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.
Na ocasião o grupo aprovou o anteprojeto de alinhamento para a Estratégia Energética Sul-Americana e o anteprojeto de alinhamento do Plano de Ação para a Integração Energética Regional.