O combate ao tráfico de pessoas no MERCOSUL tem ganhado cada vez mais força. Várias iniciativas são tomadas e acordos assinados para ampliar essa luta. Entre essas ações está a oficina “Cooperação e Coordenação Policial no MERCOSUL e Chile no enfrentamento ao tráfico de pessoas”, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em abril de 2008. Essa oficina resultou no livro, com mesmo nome, que será lançando no próximo dia 30 de novembro, logo após a XXI Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, em Montevidéu, Uruguai.
O livro traz os resultados de um amplo questionário aplicado aos representantes de cada uma das corporações policiais dos Estados Partes e do Chile; às autoridades centrais responsáveis pela cooperação jurídica sob o Protocolo de Palermo, aos adidos policiais de embaixadas européias, aos representantes da Interpol na América do Sul e aos membros de diversos órgãos envolvidos no combate ao tráfico de pessoas.
A publicação traz temas como os desafios do Cone Sul no combate ao tráfico de pessoas, a organização da segurança pública no MERCOSUL, além de informações jurídicas e institucionais, fluxos operativos e a Carta da Tríplice Fronteira.
O lançamento do livro será aberto ao público, no hall de entrada do Ed. MERCOSUL e contará com a presença dos parlamentares regionais, representantes da OIT, embaixadores dos Estados Partes em Montevidéu e membros de organismos internacionais.