Comunicado de Imprensa da Missão de Observação eleitoral na Bolívia

Missão de Observação Eleitoral do MERCOSUL sobre as Eleições Gerais e Referendos Autonômicos do Estado Plurinacional da Bolívia celebrado no dia 6 de dezembro de 2009.

A Missão de Observação Eleitoral surge da solicitude realizada pela Corte Nacional Eleitoral do Estado Plurinacional da Bolívia, no dia 24 de agosto de 2009, à Presidência da Comissão de Representantes Permanentes do MERCOSUR (CRPM) e ao Parlamento do MERCOSUL. A Presidência da Missão esteve a cargo do Parlamentar do MERCOSUL Dr. Rosinha.

A Missão teve presença contínua na Bolívia desde o dia 3 de dezembro, com a chegada do Chefe da Missão, Parlamentar Dr. Rosinha e dos delegados da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Missão esteve presente nas cidades de La Paz, El Alto e áreas rurais próximas.

De acordo aos relatórios elevados pelos observadores, a eleição transcorreu com normalidade, em um ambiente de alta participação e em forma ordenada. O novo sistema de credenciamento biométrico mostrou ser um avanço e uma garantia de transparência. A Missão observou algumas falhas menores de organização, mas que em definitiva não incidem sobre o resultado final. Durante seu trabalho os membros da Missão não registraram incidentes nem anomalias significativas. É importante destacar o amplo respeito ao sufrágio secreto dos cidadãos e o ambiente de segurança durante a jornada eleitoral.

Finalmente, a Missão de Observação Eleitoral do MERCOSUL congratula o povo boliviano por seu alto grau de participação e compromisso cívico durante esta jornada que contribui ao fortalecimento da democracia.

Dr. Rosinha
Chefe da Missão de Observação