Cumbre Social do MERCOSUL em Montevidéu

Nesta passada segunda-feira, dia 7 de dezembro, foi inaugurada a Cumbre Social do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Dita Cumbre se realizou no Centro de Formação para a Integração Regional (CEFIR), se organizou em quatro oficinas, agricultura familiar; juventude; saúde e deficiência; e comunicação, informação e transparência.

Pela tarde da segunda-feira foi realizada uma Sessão Plenária onde se apresentaram as conclusões e propostas surgidas das oficinas realizadas na  manhã.

Os representantes de cada oficina deram leitura aos documentos finais, sínteses dos acordos alcançados durante toda a jornada. Nos mesmos se condena o golpe de Estado em Honduras, se reclama institucionalizar a participação da sociedade civil na direção do processo de integração e a definição de políticas públicas regionais para os severos problemas. Todos ressaltaram a importância de trabalhar “com espírito de coincidência” na procura de “soluções regionais aos problemas regionais”.

A iniciativa Somos MERCOSUL foi criada no segundo semestre de 2005, durante o mandato uruguaio, com o objetivo de fortalecer o bloco social e avançar na construção da cidadania regional.

Para os organizadores, a Cumbre Social do MERCOSUL esta atividade tem o propósito de "resgatar a dimensão social, política e cultural do MERCOSUL, geralmente eclipsada pela dimensão econômico-comercial do processo de integração".