A delegação de Parlamentares do MERCOSUL se reuniu com o Vice-ministro Dr. Manuel Cáceres com o intuito de analisar temas referentes à integração e ao comércio fronteiriço.
O Parlamentar Alfonso González Núñez, Presidente da Delegação, denunciou a cobrança indevida de impostos aos transportadores nacionais, em trânsito pela República Argentina. O agravante é que este imposto é cobrado pela falta das mercadorias que foram roubadas dos transportadores paraguaios, por parte de grupos de delinqüentes denominadas “piratas do asfalto”. “Urgimos ao Ministério das Relações Exteriores uma solução para este tema, que está afetando aos empresários paraguaios, como se não fosse pouco a nossa desvantajosa situação geográfica por nossa mediterraneidade, agora a Aduana da República Argentina aplica este imposto de forma arbitrária”, afirmou o Parlamentar González Núñez.
Foi proposta para esta finalidade, uma reunião conjunta com os Embaixadores do MERCOSUL ante Paraguai e funcionários da Direção Nacional de Aduanas.
Em tal encontro, também foram analisados temas acerca da proporcionalidade do Parlamento do MERCOSUL, o estudo da modificação do Regimento Interno, a fim de estabelecer o sistema de maiorias e toma de decisões para garantir o espírito democrático.
Quanto à criação do Tribunal do MERCOSUL, a Delegação paraguaia afirmou o compromisso dos Executivos dos Estados Partes para a criação desta intuição, para desta forma avançar no processo de integração.
A questão energética foi outro tema abordado, já que o tema está presente na agenda do Ministério das Relações Exteriores e do Parlamento do MERCOSUL.
Participaram da reunião os Parlamentares Ignacio Mendoza, Vice- presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Ricardo Canese, Parlamentar Roberto Campos e o Parlamentar Eric Salum.
Informação enviada pela Representação paraguaia no Parlamento do MERCOSUL