Nos próximos dias 19 e 20 de março, acontecerá em Florianópolis-SC, o primeiro “Seminário MERCOSUL Pós Copenhague”. A iniciativa é do Instituto Ideal, com apoio do CEFIR e do Parlamento do MERCOSUL, que pretende dar aos gestores públicos, diplomatas, parlamentares, empresários de energias renováveis e acadêmicos a oportunidade de conhecerem o que vem sendo proposto para que a América do Sul enfrente as conseqüências das mudanças climáticas.
Para o presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos, o encontro reforçará a necessidade de integração energética com fontes limpas e apresentará as diversas boas ações que vêm sendo feitas nos países do bloco. O evento acontecerá no auditório da Reitoria da UFSC e terá inscrições gratuitas
O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) representará o Parlamento do MERCOSUL como presidente da Comissão de Infra-Estrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca. O seminário também terá a participação de outros parlamentares, entre eles, o parlamentar argentino do MERCOSUL, Juan Manuel Irrazábal, presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Ordenamento Territorial, habitação, Meio Ambiente e Turismo do Parlamento do MERCOSUL; do embaixador Regis Arslanian, representante do Brasil junto ao MERCOSUL e à ALADI; do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc que falará sobre a Conferência de Copenhague, e o Ministro do Desenvolvimento, Guilherme Cassel, que abordará a geração de empregos verdes com a bioenergia.
O evento tem o patrocínio da Eletrosul e terá todas as emissões de carbono compensadas pela Carbon Clean/ Nemorus. Também tem o apoio do Centro de Integração Regional – Cefir do Uruguai, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Unisul/ Jelare - Joint European-Latin American Universities Renewable Energy Project.
Veja a programação
Com informações da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL