PARLASUL declara seu pesar com o falecimento do Dr. José Vidal Beneyto

O Parlamento do MERCOSUL declara seu pesar com o falecimento do Dr. José Vidal Beneyto, em 16 de março, um grande pensador franco espanhol, que durante toda sua vida trabalhou pelas relacões hispano–latinoamericanas, pela projeção e transcendência do MERCOSUL.

José Vidal Beneyto foi um dos europeus que deram impulso a cooperação européia no MERCOSUL. Entre os numerosos projetos que concretizou no esquema sub-regional, pode ser destacado o Aperfeiçoamento do Sistema de Solução de Controvérsias do MERCOSUL que foi o embrião da criação do Foro de Cortes Supremas institucionalizado em Brasília em 2004; e, recentemente, como resultado de um de seus últimos projetos dirigidos desde a Fundação AMELA, a importante obra “Para uma Corte de Justiça Latino americana” (2009), na qual participaram juristas de ambos lados do Atlântico.

Em nota, a Dra. Adriana Dreyzin de Klor, da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, declarou seu pesar recordando que o Dr. José, “um intelectual de lei, mesmo que seguramente esta nomeação não o agradaria, pois era um intelectual de palavra, - oral e escrita - que acreditava nos valores que a Europa Hispânica compartia com a América Latina”.

Ademais, expressou a vontade de Pepín (como era chamado por seus amigos) de estreitar os vínculos entre nossos povos, um desejo que tentou colocar em prática durante toda sua vida, e lutar para converter em realidade desde a Academia, a judicatura, a literatura, a integração e desde todos os âmbitos desde os quais seus amigos podem contribuir em seu cotidiano, inspirados pelos anseios e exemplos do Dr. José.

El Catedrático da Universidade Complutense, o Sr. Ricardo Alonso García, expressou que “Pepín era um entusiasta existencial, e que nos últimos anos de sua vida, soube focar sabiamente grande parte deste entusiasmo na América Latina, tão intelectual e politicamente desvalorizada pelos governantes de nossos países”.

O Parlamento do MERCOSUL expressa seu mais sentido pesar pela perdida irreparável de um homem cuja vida pública alcançou altas ponderações, e ademais expressa sua solidariedade a toda a família do Dr. José.