Seminário discute desenvolvimento sustentável, após a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas

Com as palavras do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Prata, se sintetizou com êxito o Seminário MERCOSUL após Copenhague, realizado em 19 de março em Florianópolis. Durante o dia, mas de 500 pessoas participaram das palestras sobre desenvolvimento sustentável. Tal evento surgiu do propósito de discutir o possível fracasso da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, realizado em Copenhague no fim de 2009, e aprovar os projetos de uso de energias renováveis no MERCOSUL. 

O Seminário começou com o debate “Os Desafios do MERCOSUL frente às mudanças climáticas”, com a participação da senadora Ideli Salvati, presidente da Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas; Carmelo Benítez, Parlamentar do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL); Cícero Bley, Coordenador da Plataforma Renovável de Itaipu, e Camilo López Burian, Coordenador de Projetos do CEFIR. “É preciso pensar em uma integração política para o debate sobre desenvolvimento sustentável no MERCOSUL, não apenas uma integração econômica” argumentou o Parlamentar Benítez. 

O uso de energias renováveis foi debatido em duas palestras. O Diretor de operações de ELETROSUL, Antonio Vituri, apresentou o potencial da produção de energia eólica dos projetos já desenvolvidos no Brasil. O presidente de Alcoholes Uruguai, Leonardo de León, apresentou dados sobre a produção de energia a partir do uso de biomassa e as políticas de incentivo para a energia renovável no Uruguai, ademais o Professor da UFSC e Diretor técnico do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas (IDEAL), Ricardo Rüther, comparou os benefícios do uso de energia solar com a energia hidráulica. “O objetivo não é mostrar que uma é melhor que a outra, mas sim apresentar uma opção”, ressaltou. No debate seguinte, formam apresentados projetos já em andamento e os desafios econômicos no uso de energias renováveis no MERCOSUL’. 

O Seminário finalizou com a participação do Ministro de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, quem apresentou uma conferência sobre bioenergia e criação de empregos. No dia seguinte, os palestrantes realizaram uma visita técnica as instalações de energia solar na Ilha dos Ratos, na baia norte de Florianópolis.