Parlamentares do MERCOSUL, liderados pelo presidente da Delegação Paraguaia, o Parlamentar Alfonso González Núñez, se reuniram na manhã do dia 8 de abril, com o Chanceler do Paraguai Héctor Lacognata, na sede do Ministério das Relações Exteriores.
Durante o encontro, o Parlamentar González Núñez pôs em conhecimento do Chanceler que no próximo dia 13 de abril, a Mesa Diretora da Delegação Paraguaia no PARLASUL, se reunirá na cidade de Brasília com seus pares brasileiros – Deputados e Senadores – a fim de impulsionar um diálogo para a pronta aprovação por parte do Congresso do Brasil da Nota Reversal referente à compensação ao Paraguai, pela cessão de energia em Itaipú.
“Temos feito contatos com Senadores e Deputados brasileiros de distintas bancadas e tem acolhido favoravelmente a visita que realizaremos na próxima terça-feira, dia 13 de abril ao Congresso brasileiro”, assinalou o Parlamentar González Núñez, ademais de ratificar que “Itaipú é uma causa Nacional para a Delegação Paraguaia do PARLASUL”.
Migrantes do MERCOSUL
Em outro ordem, membros da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, presidida pela Parlamentar Mirtha Palacios, abordaram com o Chanceler Lacognata a questão dos migrantes do MERCOSUL. Sobre o ponto, a Parlamentar Palacios informou ao Chanceler as atividades impulsionadas pela Comissão e traçaram atividades a ser desenvolvidas conjuntamente. “Estamos abordando este tema com uma visão MERCOSUL e coordenando com os demais países sobre diversas estratégias para apoiar aos cidadãos Mercosulinos que tem emigrado, especialmente para Europa, onde sistematicamente são violados os Direitos Humanos”, remarcou a Parlamentar Palacios.
O Chanceler Lacognata expressou que o Ministério de Relações Exteriores tem posicionado o tema migratório como um dos eixos prioritários da Política Exterior Paraguaia, e pôs à disposição dos Parlamentares do MERCOSUL todo o apoio e acompanhamento para o tema.
Fonte: Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social do Parlamento do MERCOSUL