Todos os edifícios públicos e educativos içariam a Bandeira do MERCOSUL

No próximo dia 10 de maio se realizará uma nova Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL. Na mesma estará em debate um Projeto de Norma, que trata sobre a obrigatoriedade do uso da Bandeira do MERCOSUL. O mesmo foi apresentado pelo Parlamentar argentino Adolfo Rodríguez Saá.  

A Proposta foi girada à Comissão de Orçamento e Assuntos Internos, que enviou ao Plenário um Relatório recomendando sua aprovação. 

A medida tenta que se adotem nos Estados Partes todas as medidas necessárias para garantir a utilização da bandeira do MERCOSUL nos edifícios públicos conjuntamente com os símbolos pátrios. Esta medida afetará os órgãos nacionais, provinciais, departamentais e municipais dos Estados Partes, assim como os organismos e entes dependentes ou vinculados a essas administrações estatais. 

Tal Proposta abarca também a todos os centros de ensino e estabelecimentos educativos estatais ou privados de todos os níveis.
Indica também que todos os órgãos do MERCOSUL deverão utilizar em suas respectivas sedes, e naquelas nas quais se decida estabelecer uma reunião, a bandeira de todos os Estados Partes juntamente com a Bandeira do MERCOSUL.  

O Projeto de Norma estabelece em seu último artículo, que os Estados Partes deverão incorporar a seus ordenamentos jurídicos internos e adotar as medidas antes mencionadas, antes do dia1º de janeiro de 2012. 

O Relatório que recomenda a aprovação girada pela Comissão de Orçamento e Assuntos Internos terá como membro relator ao Parlamentar paraguaio Ignacio Mendoza Unzaín.