PARLASUL apoiará resolução da ONU

Estará para consideração do Plenário do Parlamento do MERCOSUL uma Proposta de Declaração apresentada em 19 de outubro de 2009 pelo Parlamentar brasileiro Nilson Mourão, pela qual se declara o firme apoio à Resolução do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas referente ao Estado de Israel.  

A Proposta chega ao Plenário com um Relatório da Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico, recomendando sua aprovação. 

Para as Nações Unidas tanto as Forças Armadas israelitas como o grupo radical Hamas, cometeram crimes de guerra durante o conflito que deixou 1400 palestinos e 13 israelitas mortos. A Resolução condena também as políticas restritivas e discriminatórias contra os palestinos em Jerusalém Oriental.  

Por isso o Parlamento do MERCOSUL declararia seu firme apoio à Resolução do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas aprovada em 16 de outubro de 2009, condena as políticas restritivas de Israel em Jerusalém Oriental, exortando a israelitas e palestinos a investigar crimes de guerra cometidos por ambos os lados no recente conflito em Gaza. 

Pela Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico do PARLASUL será membro relator a Parlamentar argentina Isabel Viudes.