Assembléia EuroLat aprovou Mensagem dirigida à VI Cúpula UE-ALC

Durante a última jornada da IV Sessão Plenária da Eurolat, Parlamentares latino-americanos e europeus aprovaram uma Mensagem dirigida à Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da UE e da América Latina.

A Mensagem expressa um forte apoio aos processos de integração regional, instando a manter um foco bi-regional da Associação Estratégica para salvaguardar os valores e interesses dos sócios e reforçar o multilateralismo, e uma visão estratégica global para a Associação, que persiga como objetivo último a criação de uma Zona Euro-Latino-Americana de Associação Global Inter-Regional. Contêm também, importantes referências a temas como migração, crise financeira, meio ambiente e energias renováveis.

Esta Mensagem foi entregue à Cúpula pelos co-presidentes da Assembléia, Parlamentares Duque García (Parlamento Andino) e Salafranca (Parlamento Europeu).

Finalizam os trabalhos da IV Sessão da Eurolat

Sábado, dia 15 de maio, concluiu a IV Sessão da Eurolat com a consideração e votação das propostas de resolução com relatórios das Comissões.

Foram aprovadas a resolução “A reforma da Organização Mundial do Comércio” e a resolução “Abordar juntos os desafios da mudança climática: por uma estratégia coordenada UE-ALC no marco das negociações CMNUCC”.

Em tanto que o projeto de resolução “A Associação UE-America Latina na perspectiva da VI Cúpula de Madrid em maio de 2010” seguirá sendo tratado em comissão, por não ter conseguido os votos necessários para seu tratamento no Pleno.

A Assembléia ratificou o relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho “Migração UE-ALC”, relatório que, junto com as resoluções aprovadas, também foi apresentado na VI Cúpula UE-ALC.

Assembléia EuroLat debateu com destacados funcionários e personalidades

Durante a IV Sessão plenária, a Assembléia recebeu a destacados funcionários e personalidades com o fim de debater sobre temas de atualidade relativos às relações UE-ALC.

Entre os convidados estiveram o Secretário de Estado para Ibero-America, Juan Pablo de Laiglesia González de Peredo, o vice-presidente da Comissão Européia e Comissário responsável de Indústria e Espírito Empreendedor, Antonio Tajani, quem expôs em nome do presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.

Também, se realizou um debate com a presidência espanhola do Conselho da União Européia, representada pelo Ministro de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha e Presidente em exercício do Conselho da União Européia, Miguel Ángel Moratinos. O Ministro realizou um repasso sobre os temas mais importantes da presidência espanhola, e em particular destacou que o lançamento das negociações entre a UE e o MERCOSUL é um grande acontecimento da Cúpula.

Por último, a Assembléia recebeu ao ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo Manrique, quem apresentou “A Agenda Social para a Democracia para America Latina para os próximos 20 anos”.