A Delegação paraguaia do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar Alfonso González Núñez, se reuniu nesta quarta-feira 26 de maio, com o Chanceler Héctor Lacognata, para dialogar sobre vários temas.
Durante o encontro o Parlamentar González Núñez informou ao Chanceler Lacognata sobre a visita realizada pelos Parlamentares do MERCOSUL ao Chanceler da República do Uruguai Luis Almagro. Na ocasião, debateram pelo fortalecimento das relações bilaterais entre ambos os países. “Trabalhar para estabelecer uma agenda comum e coordenar ações em todos os âmbitos do MERCOSUL, onde Paraguai e Uruguai, os países com as menores economias do bloco, possamos em base a interesses comuns, adotar posições conjuntas”, assinalou o Parlamentar González Núñez.
Assim mesmo, ressaltaram a importância de relançar o URUPABOL e a possibilidade de que Paraguai exporte energia hidroelétrica pro Uruguai. Impulsionar projetos de integração na hidrovia e portos marítimos; a integração das cadeias produtivas e o estabelecimento de alianças estratégicas foram entre outros, os pontos abordados durante o encontro na capital uruguaia.
O Chanceler Almagro celebrou a visita dos Parlamentares do MERCOSUL do Paraguai e ratificou o espírito do Uruguai em avançar em todos os temas assinalados e comprometeu combinar esforços para fortalecer os laços bilaterais com nosso país.
Notas Reversais sobre Itaipú
Em outro ordem, o Chanceler Lacognata agradeceu ao Parlamentar González Núñez, pela visita realizada à cidade de Brasília, ocasião em que os Parlamentares do MERCOSUL de nosso país dialogaram com Parlamentarios brasileiros, líderes de bancadas e presidentes de Comissões que estudarão a Nota Reversal assinada por ambos Executivos que modifica os pagamentos anuais em compensação pela cessão de energia em Itaipú.
Acordo MERCOSUL – União Européia
Outro ponto abordado foi o estado de negociação do Acordo entre o MERCOSUL e a União Européia, relançado faz dias na cidade de Madrid. “Nosso país pode obter grandes vantagens se o MERCOSUL chega a uma boa negociação com a União Européia, já que significaria a ampliação do mercado. Nosso país deve impulsionar e acompanhar com força esta negociação, que começaria no mês de julho”, aclarou o Parlamentar González Núñez.