Encontro entre Parlamentares da Europa e do MERCOSUL

O argentino Dr. José Pampuro e o alemão Hans Gert Pottering, presidentes dos Parlamentos do MERCOSUL e da Europa respectivamente, conversaram sobre a possibilidade de aprofundar a relação entre ambos os corpos legislativos, com a criação de uma comissão mista e a realização de reuniões anuais de forma alternada nas duas sedes.

O acordo foi realizado na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas capital da Bélgica, durante uma ronda de encontros entre legisladores desse corpo e dos quatro Estados Partes que compõe o MERCOSUL. A Ronda teve como encerramento a reunião entre o senador Pampuro e Pottering, na qual também participaram os membros da comitiva sul-americana.    

Durante as exposições aos parlamentares europeus, Dr. Pampuro aproveitou a ocasião para destacar a importância que tem o MERCOSUL na América.

O presidente do Parlamento do MERCOSUL esteve acompanhado pelos Parlamentares argentinos Fabián Ríos, Adolfo Rodríguez Saá, Isabel Viudes, Beatriz Rojkes e Mariano West, além do embaixador argentino ante a União Européia, Jorge Remes Lenicov. 

A delegação Brasileira esteve integrada pelos parlamentares Dr. Rosinha, (Vice-Presidente do PM), Cláudio Diaz, George Hilton.
Os representantes do Uruguai foram os parlamentares Roberto Conde (Vice-Presidente do PM), Juan Domínguez, Pablo Iturralde e GustavoBorsari. 

Pelo Paraguai esteve o parlamentar Modesto Guggiari.
O parlamentar venezuelano Alfredo Murga também participou como representante da Republica Bolivariana de Venezuela, país que se encontra em pleno processo de integração. 

Entre as atividades da Representação do MERCOSUL, destacam-se as reuniões mantidas com o Presidente da Delegação para as Relações com o MERCOSUL, o português Sergio Souza Pintos, e depois com o Vice-Presidente do Parlamento o também legislador por Portugal Manuel dos Santos.

Os parlamentares do MERCOSUL participaram também de uma reunião com o titular do bloco do Partido Popular, o francês Joseph Daul.

Os parlamentares europeus ressaltaram que o velho continente “América Latina e principalmente o MERCOSUL são prioridade” enquanto os sul-americanos destacaram a importância que o bloco regional tem “por ser 70% do mercado econômico da América do Sul com uma população de 300 milhões de habitantes”.

Os legisladores junto ao Dr. José Pampuro e o europeu Hans Gert Pottering chegaram à conclusão da necessidade de “fortalecer e aprofundar a relação entre ambos os Parlamentos” e em conseqüência se acordou “realizar uma reunião por ano, em forma alternada em Bruxelas e Montevidéu, além de criar uma comissão mista com legisladores dos dois blocos”.

As distintas reuniões foram consideradas positivas pelos legisladores que representaram ao Parlamento do MERCOSUL.  

Parlamentares do MERCOSUL participaram da Segunda Sessão Plenária Ordinária da Eurolat

Durante os dias 28, 29, 30 de abril e 1 maio se realizou, na cidade de Lima (Peru), a II Sessão Plenária Ordinária da Assembléia Parlamentar Euro-Latinoamericana (EUROLAT).

Participaram os Parlamentares do MERCOSUL Modesto Guggiari, Isabel Viudez, Enrique Pintado e George Hilton, membros da Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico, acompanhados pelo Secretario de Relações Internacionais e Integração, Lic. Gustavo Arrighi.

A Assembléia EUROLAT é a Instituição Parlamentar da Associação Estratégica Bi-Regional União Européia – América Latina e Caribe destinada a fomentar a transparência neste processo, permitir uma aproximação aos interesses e expectativas da cidadania e contribuir ao fortalecimento, desenvolvimento e visibilidade da Associação, como fórum parlamentar de debate, controle e seguimento de todas as questões relativas à mesma.