PARLASUL recomenda a criação de uma área para a preservação do Meio Ambiente

O Parlamento do MERCOSUL aprovou uma Recomendação, pela qual o Parlamento do MERCOSUL recomenda ao Conselho Mercado Comum (CMC) a criação de uma área de preservação do Meio Ambiente da Tríplice Fronteira da Argentina, Brasil e Paraguai. O Membro Relator será o Parlamentar brasileiro José Paulo Tóffano.

A área, situada no noroeste da Argentina, e sudoeste do Brasil, e leste do Paraguai abrange uma importante formação de tipo selva denominada “Bosque Atlântico do Alto Paraná”, tratando-se de um ecossistema complexo, variado com a mais alta biodiversidade, que ultimamente vem sofrendo por massivos desflorestamentos pela agricultura, pela construção de grandes represas hidroelétricas, e pelo crescimento dos centros urbanos.

Esta Recomendação foi distribuída à Comissão de Infra-estrutura, e permitirá potencializar os esforços de conservação do meio ambiente que atualmente os países realizam individualmente, e, assim, preservar a qualidade de vida e a identidade cultural dos povos originários. O uso dos recursos disponíveis destas áreas contribui para a qualificação turística da área, sendo que a região descrita está assentada sobre o “aqüífero guarani”, um dos reservatórios de água potável mais importantes do planeta.

Desta forma, o PARLASUL, ao aprovar a Recomendação, expressa sua vontade política para o desenvolvimento da área de preservação, que contribui para a manutenção do clima, qualidade da água potável, as áreas de recreação, promovendo fontes de emprego no ecoturismo, educação ambiental e uso sustentável dos recursos, com uma grande participação das autoridades locais e interjurisdicionais presentes na região.