A Cúpula Social do MERCOSUL 2010, ocorrerá do dia 24 a 26 do presente mês, no Chaco, República da Argentina, com o lema “Integração Regional, Identidade Cultural, Participação Social”.
A Cúpula Social se realiza semestralmente no marco da Cúpula dos Chefes de Estado do MERCOSUL e países associados, das quais já ocorreram em Brasília (2006); Assunção (2007), Montevidéu (2007); Tucumán (2008); Salvador (2008), Assunção (2009) e Montevidéu (2009).
Dentre os temas analisados durante o encontro estarão a deficiência adquirida pela situação de pobreza estrutural; prevenção; a convenção e o MERCOSUL; as deficiências invisíveis; tecnologia para a deficiência, como também propostas para lograr tal objetivo, que ficará a cargo da Comissão de deficiência.
Considerando que a saúde é um Direito Humano e Social inalienável, é dever dos Estados garantirem com financiamento público, uma estratégia de consolidação da democracia no MERCOSUL, como também este tema deve ser tratado com prioridade na agenda dos países membros do bloco com uma real participação dos povos na sua execução, gestão e controle das políticas públicas, de acordo com a Declaração emitida pela Comissão durante a Cúpula Social realizada em Montevidéu, em dezembro de 2009.
A Cúpula Social do MERCOSUL constitui-se de grande importância, já que a participação da sociedade civil enriquece o trabalho dos governos, sendo o único caminho possível para a integração regional dos povos do MERCOSUL.