PARLASUL declara sua satisfação pelo entendimento para o diálogo entre Colômbia e Venezuela

O Parlamento do MERCOSUL votou uma Declaração através da qual chama aos Governos da Venezuela e da Colômbia a procurar no âmbito do MERCOSUL, uma mesa de diálogo que permita superar as divergências entre ambas as partes.

EM TAL SENTIDO O PARLAMENTO DO MERCOSUL DECLARA:
Sua imensa satisfação com a disposição ao diálogo demonstrada pelos presidentes Juan Manuel Santos e Hugo Chávez..

Seu entendimento de que a normalização da relação bilateral Colômbia-Venezuela é de fundamental importância para a América do Sul e para o processo de integração regional.

Sua disposição em contribuir, na dimensão adequada e pelos meios apropriados, para o diálogo entre Venezuela e Colômbia.

Sua sugestão ao Conselho do Mercado Comum para que apresente uma Proposta formal às repúblicas da Colômbia e da Venezuela, no sentido de que haja cesse imediato das hostilidades e se constitua, o quanto antes possível, uma instância medidora capaz de auxiliar a retomada do diálogo entre essas duas grandes nações. 

Seu chamamento aos governos da Colômbia e da Venezuela para buscar, no âmbito do MERCOSUL, a instalação de uma mesa de dialogo que permita superar as divergências que possam haver existido na sua relação bilateral e restabeleça as relações diplomáticas como o único caminho viável para resolver a questão.

Seu compromisso em contribuir com a manutenção da paz e, dessa forma, com o processo de integração regional, no qual estão empenhados todos os países do bloco desde quase vinte anos.