Itaipu é tema de debate na XI Sessão Plenária

A delegação de parlamentares paraguaios apresentou na segunda-feira, 28 de julho de 2008, uma proposta de declaração que procura que o Parlamento do MERCOSUL “apóie a livre circulação e disponibilidade dos recursos hidroelétricos dos Estados Partes nas condições que melhor convenham aos mesmos para seu pleno desenvolvimento”. 

O texto também prevê que o PARLASUL lute pela “adequação dos tratados subscritos entre os Estados Partes, a fim de fazer possível a livre contratação de energia elétrica dentro do MERCOSUL, sem discriminação de nenhuma natureza”.

Na XI Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL os parlamentares decidiram enviar tal proposta para ser estudada nas comissões correspondentes.

A proposta de declaração da delegação paraguaia faz referência às reivindicações “do povo paraguaio para avançar na revisão e livre circulação da energia produzida pela Itaipu Binacional”.

O parlamentar brasileiro Aloizio Mercadante considerou “precipitada” a apresentação da proposta. “Teremos uma audiência pública com autoridades brasileiras e paraguaias para discutir esse tema que precisa ser muito bem estudado antes de qualquer decisão”, disse.

(Foto: Mauricio Rinaldi)