Comissão de Direitos Humanos investigará denuncias de camponeses paraguaios

Com o objetivo de estudar as denuncias apresentadas pelo Movimento Camponês Paraguaio (MCP), que dizem que mais de cem lideres camponeses do país foram assassinados e estes casos ficaram impunes, integrantes da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, que compõe uma Comissão Temporária para avaliar tais denuncias, se reunirão na cidade de Assunção, Paraguai, na terça-feira 26 de agosto de 2008. 

A Comissão Temporária  será composta pelos parlamentares do bloco argentinos Arturo Vera e Juan Manuel Irrazabal; pelos brasileiros Geraldo Thadeu e Geraldo Mesquita Junior; pelos paraguaios Mirtha Palacios e Federico Gonzales Quintana e pelos uruguaios Rafael Michelini e Adriana Peña. Eles terão 90 dias para levar ao Plenário o relatório a respeito das denuncias.

Audiência Pública 

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do PARLASUL também se reunirá no dia 26 de agosto de 2008 na capital paraguaia a fim de realizar uma Audiência Pública para a Elaboração do Relatório de Diretos Humanos. Tal relatório esta previsto no Protocolo Constitutivo do Parlamento (Art.4 inc.3). 

A Audiência acontecerá na Sala de Sessões do Congresso Nacional do Paraguai.

Foto: Vicente Correale