Representantes do Parlamento do MERCOSUL participaram, nos dias 10 e 11 de setembro de 2008 do Fórum Sul-Americano de Água; encontro preparatório para o Foro das Américas, que se realizará em novembro deste ano, e para o Fórum Mundial de Água, que se realizará em março do próximo ano.
O evento foi organizado pela UNESCO na cidade de Montevidéu e entre os assuntos tratados se destacam o processo preparatório para o Fórum Mundial da Água, o avance do documento sub-regional da América do Sul e dos objetivos e do documento regional das Américas.
Para a parlamentar paraguaia do MERCOSUL Mercedes González, estes tipos de eventos são de fundamental importância não apenas para o Cone Sul, mas para toda América e o mundo. “Eu acredito que o tema é de suma transcendência e de suma importância considerando que o tema da água é um direito humano. É um tema que deve ser socializado, deve ser levado ao âmbito de cada uma das comunidades e sobre tudo deve ser centralizado e a melhor maneira de difundir esse debate é através dos governos locais, regionais e nacionais” disse Mercedes González.
No segundo dia de encontro os participantes se reuniram em mesas temáticas de trabalho e depois apresentaram e discutiram os resultados de tais mesas.
Os parlamentares do MERCOSUL em conjunto com os senadores brasileiros Leomar Quintanilha e Renato Casagrande produziram um documento no qual reconhecem ao acesso à água potável como um direito humano e destacam a importância de aprofundar o debate sobre a preservação das águas amazônicas e subterrâneas.
No documento o grupo assume o compromisso, entre outras coisas, de fomentar o debate sobre os recursos hídricos, avaliar a necessidade de aperfeiçoar as legislações sobre o tema em seus países, reforçar a necessidade de criar acordos de cooperação internacional que respeitem a soberania dos países e buscar nos orçamentos recursos financeiros destinados ao cumprimento das Metas do Milênio no que diz respeito aos recursos hídricos.
“De fato vamos impulsionar como parlamentares do MERCOSUL bloco Paraguai a que isto realmente se instale na sociedade civil(…).Ha uma questão muito importante dentro do Parlamento do MERCOSUL no caso específico do Paraguai porque nós somos os primeiros parlamentares eleitos para o bloco. Em conseqüência temos a responsabilidade ante nossos eleitores da cidadania paraguaia de dedicar-nos plenamente a este tema, não apenas ao tema da água, mas a muitas outras questões que fazem ao MERCOSUL e ao PARLASUL”, disse a parlamentar paraguaia Mercedes González.
Entre os parlamentares do MERCOSUL que participaram do evento estiveram o argentino Oscar Castillo; os paraguaios Carlos Villalba, Mercedes González e Carmelo Benitéz; e o uruguaio Roberto Conde.