Senado Paraguaio aprova ingresso da Venezuela no MERCOSUL (+Áudio)

Quando Paraguai foi suspenso do MERCOSUL logo do quebre democrático acontecido no dia 22 de junho de 2012 com a destituição de Fernando Lugo, presidente eleito desse momento, Argentina, Brasil e Uruguai entenderam que dada a suspensão do Paraguai correspondia o ingresso da Venezuela ao MERCOSUL, pois já fora aprovado seu ingresso pelos Estados Partes com pleno direito nesse momento.

Durante essa legislatura (de 2012) o ingresso da Venezuela foi negado pelo Senado Paraguaio por 31 votos em contra e três a favor, com 11 abstenções. Nesta última terça-feira, dia 10 de dezembro de 2013, o ingresso foi aprovado por 29 votos a favor, 10 votos em contra, uma abstenção e cinco ausências. O único que resta no Paraguai para completar o processo de adesão da Venezuela no MERCOSUL é a aprovação na Câmara dos Deputados, onde não se esperam surpresas a respeito, pela maioria existente de Deputados da ANR (Aliança Nacional Republicana) neste corpo.

Ao respeito, o Dr. Luis Almagro, Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, manifestou que “Paraguai deu um passo muito importante para a integração” e nós os saudamos “ao senado pelo valor cívico demonstrado, por sua adesão aos princípios da integração e da democracia”.

ESCUTAR ÁUDIO