Parlamento do MERCOSUL propõem nomear ?ÑEMOIRU? à ponte binacional

O Parlamento do MERCOSUL aprovou durante a XVIII Sessão Plenária, proposta de recomendação, de autoria do Parlamentar paraguaio Nelson Alderete, a instar os governos do Paraguai e do Brasil a denominar a Ponte Internacional Rodo-Ferroviária que uniria as cidades de Foz do Iguaçu no Brasil com a cidade Porto Presidente Franco no Paraguai, com o acervo nativo guarani “ÑEMOIRU”.
Esta Proposta chegou ao plenário do Parlamento do MERCOSUL com um Relatório favorável da Comissão de Infra-Estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca. 

A Proposta explica a importância do guarani em todo o MERCOSUL, dado que esta língua se estende ao longo de toda a região, e em todos os países que o integram, sua topografia vê-se marcada pelo guarani. 

O guarani é um idioma que identifica aos povos do MERCOSUL com sua rica história. “Tomando em conta que o processo de integração regional, representa um esforço compartilhado, uma esperança conjunta, um sonho comum, construído com empenho e convicção, a expressão guaranítica “ÑEMOIRU” em suas diversas acepções significa: união, amizade, estar juntos, união de esforços, esperança compartida, vínculo fraterno. Isto representa claramente o espírito do bloco regional”, afirma Alderete. 

O membro relator da Proposta foi o parlamentar paraguaio, Ricardo Canese, quem remarcou a multiplicidade de significados que possui a palavra guarani, a qual reforça tudo aquilo que procura o MERCOSUL em termos de integração, amizade, fraternidade e união.