Parlamento recomenda o Ensino da História da Integração

Durante a XVIII Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL, realizada na cidade de Montevidéu, Republica Oriental do Uruguai, se tratou o Relatório da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte, que resultou na aprovação da Proposta de Recomendação referente ao ensino da História da Integração, apresentada pela Parlamentar argentina Elida Vigo. 

Dentro das considerações da Recomendação aprovada, se reconhece que o Setor Educativo do MERCOSUL (SEM) tem gerado no âmbito intergovernamental, instâncias de trabalho coordenadas, o que tem permitido definir marcos conceptuais, normativos e operativos, e que tem contribuído à formação de consciência de pertencimento a um espaço ampliado, sensibilizando os sistemas educativos e os atores da sociedade civil da região. 

Nesta perspectiva, a programação estratégica do SEM está orientada à definição de projetos, como uma ação conduzida por objetivos estabelecidos, destinada a alcançar um objetivo definido, devendo ser efetuada em um certo período e que contenha sustentabilidade.
Um dos objetivos estratégicos do SEM, é o fortalecimento da consciência cidadã favorável ao processo de integração regional que valore a diversidade cultural.   

O membro informante da Proposta foi a Parlamentaria argentina Cristovam Buarque, quem remarcou a importância de criar uma identidade do MERCOSUL no cidadão, e que o ensino da historia do mesmo, é uma ferramenta fundamental para sua consecução.