Reunida na manhã desta quinta-feira (28 de maio), a Mesa Diretora do Senado aprovou requerimento do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) cobrando do Ministério das Relações Exteriores mais informações sobre o cumprimento pela Venezuela de compromissos necessários à adesão ao MERCOSUL.
O Protocolo de adesão da Venezuela ao bloco já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pela representação brasileira no Parlamento do MERCOSUL, mas ainda está sob o exame da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado. O que Jereissati pede em seu requerimento é a resposta a pendências na adoção de providências pela Venezuela.
O texto que aprova o Protocolo de adesão tramita no Senado desde o final do ano passado, sob a forma do Projeto de Decreto Legislativo 430/08.
Para que o ingresso da Venezuela ao MERCOSUL seja confirmado pelo Congresso brasileiro, ainda são necessárias as votações na CRE e no Plenário do Senado. O Protocolo já foi ratificado pelos Parlamentos da Argentina, Uruguai e Venezuela. Faltam as confirmações do Brasil e do Paraguai.
Fonte: Agência Senado (Brasil)