Europa escolheu Parlamentares para os próximos cinco anos

Com uma participação popular de aproximadamente 43%, os europeus saíram neste domingo, 7 de junho, para votar por aqueles que serão seus representantes no Parlamento Europeu durante os próximos cinco anos. Esta votação foi a sétima na história da Europa e também de maior participação em términos absolutos, com 162 milhões de pessoas acudindo às urnas.

Nestas eleições foram 27 os países membros, que possuem uma população total de 376 milhões de habilitados, a emitir seu parecer. Bélgica, Luxemburgo e Malta foram os países que tiveram uma maior resposta a seu chamado às urnas. Em comparação com os dados das últimas eleições, realizadas em 2004, os países onde houve um maior crescimento percentual na participação dos cidadãos foram de Estônia e Letônia, e pelo contrário, Lituânia e Chipre foram aqueles onde mais se notou a diminuição na massa eleitoral.

O Presidente saliente da Eurocâmera, Hans-Gert Pöttering, da Alemanha, se expressou brevemente sobre este acontecimento dizendo que "os eurodeputados e os meios de comunicação têm que trabalhar juntos" com o fim de garantir "informação contínua sobre o trabalho do Parlamento Europeu nos próximos anos". "Estou seguro de que a participação seria melhor em 2014 deste modo”, assegurou Pöttering.

O Parlamento Europeu está composto de 763 vagas, que são escolhidas de forma direta pela população, sob um sistema de representação proporcional atenuada, resultando que a mesma determina que na Eurocâmara, aqueles países com maior população não sejam capazes de tomar as decisões sem coordenar as ações com os membros menores, assegurando assim que todos os membros velem pelo crescimento e a integração.