Parlamentares brasileiros se reúnem com Celso Amorim

Na manhã de quarta-feira, 15, membros da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL estiveram reunidos com o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Durante o encontro, foram debatidos temas relacionados ao bloco dos países sul-americanos, como a questão das eleições para o PARLASUL, que devem ocorrer no ano que vem.

“Essas reuniões fazem com que o Parlamento esteja em sintonia com o executivo e, dessa forma, possa contribuir no processo de construção do MERCOSUL”, ressalta o deputado federal José Paulo Tóffano, que teve sua primeira audiência com o ministro, na condição de presidente da Representação. Estiveram presentes ainda o vice, deputado Germano Bonow, e o também deputado Dr. Rosinha, relator do projeto de lei que trata das eleições. 

 Eles debateram o trâmite desse projeto, que precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional. Se isso acontecer, o Brasil poderá eleger seus representantes no Parlasul a partir do ano que vem, assim como já acontece no Paraguai. “Além disso, para que a lei que regulamenta essas eleições possa valer em 2010, precisamos de uma decisão do Conselho do Mercado Comum sobre o acordo de representação proporcional. O prazo máximo vai até dezembro deste ano”, explica Dr. Rosinha.

No encontro, também foram tratados outros temas importantes para a região, como o reconhecimento de diplomas universitários nos países que integram o grupo e a integração sulamericana pela gestão conjunta dos rios transfronteiriços. “Se a gente quer fazer uma área de integração não apenas comercial esses avanços são fundamentais”, disse o Ministro Celso Amorim.

Fuente: Assessoria da Delegação Brasileira no Parlamento del MERCOSUL