PARLASUL debaterá sobre a situação política em Honduras

O Parlamento do MERCOSUL debaterá, na VI Sessão Extraordinária, uma Proposta de Declaração sobre a atualidade política na República de Honduras, esta próxima Sessão se realizará na segunda-feira 17 de agosto de 2009, em Montevidéu, capital da República Oriental do Uruguai. 

Esta Proposta de Declaração surge da posição realizada na Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL, na reunião do dia 23 de julho na cidade de Assunção, Paraguai. 

O deliberativo regional adverte, que todo golpe de Estado no âmbito da comunidade Latino-Americana de nações é um atentado a historia e às boas relações de convivência no continente, além do grave precedente que esta pratica representa.   

Dentro das considerações da Proposta de Declaração feitas pelo PARLASUL, se reafirma a necessidade de aportar a manter a paz na América, respeitando a vigência das instituições democráticas surgidas pelo voto popular, tal qual o estabelecido no Protocolo Constitutivo deste Parlamento, que toma como base os princípios e objetivos expressados no Protocolo de Ushuaia sobre o Compromisso Democrático no MERCOSUL. 

Em seu artículo primeiro, o Parlamento do MERCOSUL declara seu mais enérgico repudio as ações destitutivas do grupo de militares hondurenhos que tentam desestabilizar ao governo constitucional da irmã República de Honduras. 

Respaldando desta forma, ao legítimo governo Constitucional hondurenho do Presidente Manuel Zelaya, o Parlamento do MERCOSUL reafirma seu compromisso para colaborar na busca de uma solução que garanta o respeito pela democracia, instando a todos os atores políticos e sociais a retomar a senda do diálogo pacífico e democrático.

A redação original do documento sobre o qual vai se debater no Parlamento foi elaborado pelo Parlamentar argentino Mariano West.