PARLASUL repudia agressões a Parlamentares por parte de Nicarágua e Chile

Agência PARLASUL (26-06-2017). A XLVIII Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL foi realizada nesta segunda-feira, 26 de junho, no Edifício MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai.
Pela manhã se reuniram as Comissões Permanentes e a Mesa Diretora onde foram tratados temas administrativos e de ordem política.
Durante o Tema Livre, houve referência à Audiência Pública de Direitos Humanos realizada este mês na República Bolivariana da Venezuela, à situação da Parlamentar eleita Milagro Sala que continua detida e ao caso dos cidadãos paraguaios que solicitaram asilo à República Oriental do Uruguai.
Continuando com a Ordem do Dia, se destaca a aprovação da Proposta de Recomendação pela qual o PARLASUL recomenda que o Conselho do Mercado Comum (CMC) rogue ao Governo venezuelano que cumpra com os documentos e instrumentos internacionais na matéria de Direitos Humanos.
Também se aprovou a Proposta de Declaração, do Parlamentar argentino Humberto Benedetto, na qual repudia e reclama aos governos da República da Nicarágua e da República do Chile pela violação das normas internacionais vigentes, em especial as que regem às organizações multilaterais regionais na agressão sofrida pelo Parlamentar Williams Dávila e Deputados da Mesa da Unidade Democrática (MUD) da Assembleia Nacional da Venezuela e pelos legisladores do Congresso do Estado Plurinacional da Bolívia.
Outro dos pontos aprovados foi a Proposta de Recomendação pela qual o PARLASUL recomenda ao Grupo do Mercado Comum (GMC) a aderir ao programa Global PYMES, que busca coordenar ações a fim de melhorar a competitividade das pequenas e médias empresas.
Às 16h25, o Presidente Arlindo Chinaglia finalizou a XLVIII Sessão Ordinária.


Em arquivo anexo segue Ordem do Dia da XLVIII SO.
Veja o vídeo da XLVIII SESSÃO ORDINÁRIA
Acesse ao acervo fotográfico da jornada