Comissão de Educação do PARLASUL se reúne na UNILA

Agência PARLASUL (23/11/2017). Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte do Parlamento do MERCOSUL realiza uma Reunião extraordinária na sede da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-americana, em Foz do Iguaçu (Brasil). A reunião ocorre dentro de uma agenda de trabalho da Comissão que pretende aproximar suas atividades aos centros educativos da região.

Como parte da Ordem do dia, a Comissão trabalhará em uma Proposta de Recomendação pela qual o PARLASUL recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) harmonizar a educação superior de pós-graduação no bloco. A proposta tem como objetivo propiciar a criação de um âmbito inter-universitario do MERCOSUL, amplamente participativo, auspiciado pelos Ministérios de Educação dos respectivos países, os órgãos nacionais responsáveis da Educação Superior, assim como pelo Parlamento do MERCOSUL, para procurar a harmonização de aspectos vinculados à aprendizagem centrada no aluno: resultados de aprendizagem, competências, créditos e garantia de qualidade.

Apresentada pelo Parlamentar brasileiro, Damião Feliciano, a Comissão debaterá também uma Proposta de Disposição que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional no sentido de possibilitar aos profissionais da educação a participar em programas de intercambio e de cooperação técnica em instituições pertencentes aos países do bloco.

No plano de trabalho da Comissão de Educação, também será analisada a Proposta de Declaração, apresentada pela Parlamentar argentina Ana Maria Corradi, referente ao Diploma Internacional “Especialista em políticas e gestão de segurança” do Instituto Universitário Sul-americano (IUSUR). Assim como, a Proposta de Recomendação, apresentada pela Parlamentar Benita Díaz (Bolivia), sobre a educação que fomente a cultura da paz no MERCOSUL.

 

Seminário sobre Educação Superior

Nesse mesmo dia, os Parlamentares membros da Comissão participarão do Seminário “A Educação Superior no contexto do MERCOSUL”. A atividade será dividida em duas mesas, uma delas sobre as Políticas de Integração pela educação e a realidade das universidades de integração. A outra, sobre o reconhecimento de títulos universitários no MERCOSUL. Além de reitores, participarão dos debates estudantes e entidades ligadas à educação.

O Seminário, de iniciativa da Parlamentar Fátima Bezerra, ocorrerá na sede da UNILA, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. “O MERCOSUL defende uma educação como direito de todos, como direito humano, como um bem público e social.”, afirma a Parlamentar brasileira.

Atualmente, a UNILA conta com 3.500 alunos do Brasil e dos outros 19 países da América Latina, em 22 cursos de bacharelado de áreas de interesse comum, sempre com foco para o intercâmbio cultural e o desenvolvimento e integração regional.

Com informações: Assessoria da Senadora Fátima Bezerra