Agencia PARLASUL (30/01/2019). O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Daniel Caggiani (Uruguai), convocou uma reunião da Mesa Diretora para o próximo dia 11 de fevereiro, às 9hs no Ed. MERCOSUL, Montevidéu, Uruguai. A reunião tem objetivo de debater sobre “os recentes acontecimentos na Venezuela e definir um roteiro de ações a respeito". A Mesa Diretora é integrada pelo seu Presidente (Uruguai) e pelos Vice-presidentes da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Venezuela.
Para o Presidente Daniel Caggiani, a situação política na Venezuela sempre foi um tema de “constante valorização e seguimento porque os Parlamentares venezuelanos tanto da situação quanto da oposição integram o Parlamento do MERCOSUL e vêm expressando os seus diferentes pontos de vista". De acordo com Caggiani, espera-se que a reunião possa avançar em propostas que permitam reduzir as tensões, se opor a uma intervenção externa que desencadeie um conflito regional e evitar uma escalada de violência que poderia agravar a situação do país.
“Acredito que é muito importante a iniciativa promovida por países como México e Uruguai, tendendo a uma proposta de facilitação de diálogo político entre o governo e a oposição na Venezuela”, disse o Parlamentar uruguaio.
"A possibilidade de que a esse diálogo se unam países que compõem a União Europeia e o Vaticano, além de que o mesmo possa acontecer em Montevidéu, onde o nosso Parlamento Regional tem sua sede, possibilita que o PARLASUL contribua com sua parte na perspectiva de diálogo e compreensão", disse Caggiani.
O PARLASUL é composto por Parlamentares da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela, sendo esta última delegação composta de Parlamentares do partido no poder e da oposição. Apesar da suspensão da Venezuela do bloco, o Parlamento do MERCOSUL decidiu manter sua condição de Estado Parte com o direito de voz e voto no Plenário do Legislativo Regional.