Frente Parlamentar contra a Fome

Em 2009, com o apoio do Programa Espanha – FAO surge a Frente Parlamentaria contra a Fome da América Latina e o Caribe. É uma rede plural de legisladores que hoje está presente em mais de 20 países da região, com a finalidade de trabalhar para responder ao compromisso Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2005 a fome na América Latina e no Caribe afetava a 51,1 milhões de pessoas, o qual diminui consideravelmente até 2014, afetando a 38,5 milhões. No obstante, desde então, tem aumentado constantemente chegando em 2017 a 39,3 milhões de pessoas.

Paralelamente, o sobrepeso e a obesidade se constituem hoje em dia em um problema de saúde pública que cada vez se amplia mais entre os latino-americanos e caribenhos.

Sob este lamentável panorama, o trabalho dos parlamentares e parlamentarias é vital, já que tem a capacidade e responsabilidade de criar, modificar e/ou aprovar leis. Podem controlar e/ou designar orçamentos. Fazer que os governos apresentem os resultados das políticas públicas implementadas. Posicionar temas nos meios de comunicação. Intercambiar conhecimento com parlamentares e parlamentarias de outros países. Contribuir com a geração de compromissos globais. Entre outras ações.

O PARLASUL criou no ano de 2019 a Frente Parlamentar contra a Fome se incorporando à iniciativa da FAO a nível internacional.