Agência PARLASUL (03/12/2021). Na próxima segunda-feira (06), a partir das 10h, será realizada a LXXIX Sessão Ordinária, em regime semipresencial, na sede do MERCOSUL em Montevidéu.
Uma das Propostas de maior interesse foi enviada pela Comissão de Infraestrutura, e que declara a agricultura familiar, camponesa e indígena de interesse regional. Busca implementar políticas públicas de agroecologia e promoção da igualdade de gênero, e o desenvolvimento sustentável e integral da mulher rural.
Em seguida, será debatida a Proposta de Declaração, que insta a Universidade Latino-Americana de Integração (UNILA) a continuar observando os procedimentos que visam a fortalecer os processos de integração em nível universitário com a contratação de docentes latino-americanos. Na última Sessão Plenária, foi aprovada a criação da Escola de Governo do PARLASUL, que contará com o apoio da UNILA, no âmbito do acordo de cooperação já estabelecido com este centro de estudos.
A Comissão de Infraestrutura enviou também ao Plenário vários projetos de importância regional, como os que procuram a proteção e restauração de bacias hidrográficas, a reconstrução de ferrovias inundadas e a implantação de ferrovias interoceânicas. Estas Propostas estão enquadradas no trabalho constante da Comissão, que nos últimos anos tem realizado diversos Webinars e Audiências Públicas promovendo o intercâmbio de informação e diversos estudos sobre o tema.
Destacam-se outros projetos a serem debatidos durante o dia, entre eles, uma Proposta de Declaração, através da qual o PARLASUL marca a importância de promover a unidade dos povos e promover o nome "América Latina Unida" nos espaços públicos das populações que integram os Estados Partes e Associados do MERCOSUL.
Transmissão ao vivo
A transmissão da Sessão do Parlamento do MERCOSUL pode ser acompanhada simultaneamente através do site do Parlamento do MERCOSUL, Youtube e Facebook.